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terça-feira, 27 de junho de 2017

Ajustando empresas no dicionário SX2



Podemos ver na imagem abaixo que todas as tabelas estão apontando para empresa 99, e precisamos replicar este arquivo SX2 para outra empresa, a empresa 02 por exemplo.













Solução: Vá até a pasta system, no caminho Protheus_Data>System, faça uma copia do arquivo SX2990.DBF, e renomeie a cópia para SX2020.DBF.






Abra o arquivo que acabou de criar, em nosso exemplo foi o arquivo SX2020.dbf.






Faça um backup antes de prosseguir, e utilize a função PADR para alterar apenas nos 3 ultimos dígitos do campo X2_ARQUIVO. (Atalho para Replace no APSDU, Ctrl+R)













PADR(<Campo que deseja alterar>,<Posição que deseja manter>)+<”conteúdo que deseja completar até o tamanho do campo”>






Em nosso exemplo ficou assim. PADR(X2_ARQUIVO,3)+”020”






Obs. Esta orientação também se aplica para a função PADL, que é diferenciada apenas pela referencia do campo estar a Esquerda, e PADR estar a Direita.










Fonte:


http://www.academiaerp.com.br/dicas-de-utilizacao-da-apsdu-mpsdu/

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Roteiro para a realização da virada de saldos no estoque



1º. Passo - Verifique o conteúdo do parâmetro MV_ULMES .


Verifique o conteúdo do parâmetro MV_ULMES que informa a data do último fechamento de estoque realizado.


Esse parâmetro bloqueia a inclusão de movimentos nas tabelas SD1 – Itens do documento de entrada, SD2 – Itens do documento de saída e SD3 – Movimentos internos com datas iguais ou anteriores à data gravada em seu conteúdo.


Exemplo:


MV_ULMES = 20070101


Nesse exemplo, o último fechamento de estoque foi efetuado na data de 01/01/2007. Dessa forma, o Sistema não permite que sejam realizadas movimentações no estoque com data igual, ou anterior à 01/01/2007.


Veja também o tópico Parâmetros.


2º. Passo - Recálculo Custo de Entrada das mercadorias (verificar a necessidade)


Verifique a necessidade de executar a rotina Custo de Entrada.


Essa rotina tem a finalidade de recalcular o custo de entrada das mercadorias registradas no recebimento de materiais. Execute-a sempre que algum parâmetro influencie na alteração do custo do produto. Como por exemplo, a alteração do TES, alíquotas, cálculo de tributos, crédito de impostos etc.


O cadastro de TES (Tipos de Entrada e Saída) é responsável pela correta classificação dos documentos fiscais de entrada e saída registrados no Sistema.


Assim, se durante o período de fechamento do estoque ocorrer alguma alteração no cadastro de TES, efetue o processamento de cálculo da rotina Custo de Entrada. Caso contrário, não é necessária a execução desse passo.


3º. Passo - Inventário dos Produtos (verificar necessidade)


A forma adequada de corrigir diferenças nos saldos em estoque é por meio do inventário. Nessa forma de controle, é utilizada uma recontagem física de materiais, confrontando os resultados com os saldos fornecidos pelo Sistema.


Quando existir a necessidade de efetuar o ajuste de inventário, deve-se digitar o valor da contagem que é divergente no Inventário.


O campo Invent. em armazena a data de digitação do inventário, utilizada nas rotinas Acerto de Inventário e Cálculo do Custo Médio.


Em seguida, para efetuar o ajuste do saldo em estoque, execute a rotina Acerto de Inventário.


Para o devido acerto de inventário, a data de seleção solicitada nos parâmetros da rotina, é sempre a mesma que a informada na digitação do inventário.


4º. Passo - Execute a rotina Saldo Atual (verificar necessidade)


A rotina Saldo Atual tem o objetivo principal de calcular e fornecer a posição do estoque mediante os movimentos do Sistema (notas fiscais de entrada e saída e movimentos internos no estoque).


Para cada item do estoque, o Sistema recalcula, em quantidade e valor, os saldos em estoque e os saldos iniciais.


5º. Passo - Recálculo do Custo Médio (procedimento obrigatório)


O objetivo da rotina Custo Médio é efetuar recálculo do custo médio ou contábil a cada valorização dos estoques dos produtos, com base nas novas entradas de matérias-primas somadas aos saldos existentes.


Para tanto, execute a rotina Custo Médio, que permite recalcular o custo médio dos itens movimentados no estoque, em que a data limite final solicitada na configuração dos parâmetros é a mesma data da digitação do inventário ou a data utilizada no parâmetro da rotina Acerto de Inventário.


O custo médio pode ser recalculado de três formas diferentes:






Sequencial – na ordem em que os movimentos aconteceram.







Diária – pelos movimentos de cada dia.







Mensal – pelos movimentos do mês.



No reprocessamento do custo médio, são eliminados todos os lançamentos contábeis já realizados e gerados novamente.


No custo diário/mensal, o Sistema considera primeiro as entradas (compras) e depois as saídas do período.


6º. Passo - Procedimento de conferência dos resultados


Antes de efetivar o fechamento do estoque no período e executar a Virada dos Saldos, é necessário emitir todos os relatórios de conferência do estoque, que possibilitam analisar a posição de estoque, verificar a movimentação diária dos produtos por meio do kardex, visualizar por tipo de material todas as entradas e saídas do estoque, entre outros.


Exemplo: Impressão do relatório de posição de estoque.


7º. Passo - Execute a rotina Virada dos Saldos (procedimento obrigatório)


Para efetuar o fechamento do estoque no final do período, execute a rotina Virada dos Saldos.


Essa rotina faz com que os saldos finais, calculados pela rotina Recálculo do Custo Médio, sejam transferidos como saldo inicial da data informada no parâmetro Data-base para executar o fechamento.


Ao realizar a Virada dos Saldos, o Sistema atualiza os registros do arquivo SB9 – Saldos Iniciais, que compõem os saldos iniciais do próximo período, com o saldo final obtido no Recálculo do Custo Médio.


Além disso, atualiza o parâmetro MV_ULMES com a data informada para fechamento. Assim, não permitirá que sejam efetuadas movimentações no estoque com data menor ou igual à data do fechamento.





Importante:






É recomendável guardar uma cópia de segurança da base e do dicionário de dados (arquivos SXs), antes de iniciar o processo de fechamento do estoque.







A data-base para o fechamento, solicitada no parâmetro da rotina, é a mesma do inventário e do custo médio gravado no parâmetro MV_ULMES.












Relatório Saldo a Distribuir


Sempre se executa o relatório Saldo a Distribuir nessa rotina para verificar se na base de dados existe saldo pendente de distribuição. Para que não seja executado, o parâmetro MV_A280SDA deve ser configurado com o conteúdo F (False).


Este relatório somente verifica o saldo pendente de distribuição dentro do período de fechamento de estoque.


segunda-feira, 8 de maio de 2017

Objetivos de TI / sua TI atende ?


1 Responder aos requerimentos de negócios de maneira alinhada com a estratégia de negócios.
2 Responder aos requerimentos de governança em linha com a Alta Direção.
3 Assegurar a satisfação dos usuários.
4 Otimizar o uso da informação.
5 Criar agilidade para TI.
6 Definir como funções de negócios e requerimentos de controles são convertidos em soluções automatizadas efetivas e eficientes.
7 Adquirir e manter sistemas aplicativos integrados e padronizados.
8 Adquirir e manter uma infraestrutura de TI integrada e padronizada.
9 Adquirir e manter habilidades de TI que atendam as estratégias de TI.
10 Assegurar a satisfação mútua no relacionamento com terceiros.
11 Assegurar a integração dos aplicativos com os processos de negócios.
12 Assegurar a transparência e o entendimento dos custos, benefícios, estratégia, políticas e níveis de serviços de TI.
13 Assegurar apropriado uso e a performance das soluções de aplicativos e de tecnologia.
14 Responsabilizar e proteger todos os ativos de TI.
15 Otimizar a infraestrutura, recursos e capacidades de TI.
16 Reduzir os defeitos e retrabalhos na entrega de serviços e soluções.
17 Proteger os resultados alcançados pelos objetivos de TI.
18 Estabelecer claramente os impactos para os negócios resultantes de riscos de objetivos e recursos de TI.
19 Assegurar que informações confidenciais e críticas são protegidas daqueles que não deveriam ter acesso às mesmas.
20 Assegurar que transações automatizadas de negócios e trocas de informações podem ser confiáveis.
21 Assegurar que os serviços e infraestrutura de TI podem resistir e recuperar-se de falhas devido a erros, ataques deliberados ou desastres.
22 Assegurar o mínimo impacto para os negócios no caso de uma parada ou mudança nos serviços de TI.
23 Garantir que os serviços de TI fiquem disponíveis de acordo com o requerido.
24 Aprimorar a eficiência dos custos de TI e sua contribuição para a lucratividade dos negócios.
25 Entregar projetos no tempo certo dentro do orçamento e com os padrões de qualidade esperados.
26 Manter a integridade da informação e da infraestrutura de processamento.
27 Assegurar a conformidade de TI com leis, regulamentos e contratos.
28 Assegurar que a TI ofereça serviços de qualidade com custo eficient

modelo de Kano

Se você não conhece o modelo de Kano, pode literalmente “entrar pelo cano” quanto estiver definindo requisitos.
Trata-se de um modelo relacionado ao desenvolvimento de produtos criado por Noriaki Kano. Ele estava preocupado com a satisfação dos clientes (ou consumidores, no caso do produto) e definiu cinco categorias de preferência:
  • Atrativos
    • Atributos que resultam em satisfação quando totalmente atingidos, mas sua ausência parcial não causa insatisfação
  • Unidimensionais
    • Atributos que produzem satisfação quando presentes e que geram insatisfação quando ausentes
  • Necessários
    • Atributos entendidos como inerentes ao produto, sua falta produz grande insatisfação e sua presença não produz aumento na satisfação
  • Indiferentes
    • Atributos que não afetam a satisfação / insatisfação dos consumidores
  • Reversos
    • Atributos cuja presença (ou excesso) produzem insatisfação
Mas por que nós, gerentes de projetos, devemos nos preocupar com o modelo de Kano da década de 80? Simples, os consumidores valorizam determinados atributos e acreditam que outros são inerentes ao produto. Analogamente, os stakeholders dos projetos também devem ter expectativas seguindo esse padrão.
Imagine que estamos organizando um show de Jazz. No dia e local do evento, poderíamos ter como requisitos:
  • Banheiros – atributo necessário
    • Você já foi a um evento / show que não havia banheiros? A insatisfação deve ter sido enorme. Porém, se você for a um evento que tenha banheiros, isso não aumenta sua satisfação
  • Cobertura de TV – atributo indiferente
    • Em princípio, para quem está presente, tanto faz se estiverem reproduzindo o show na TV ou não (isso deve fazer diferença para quem ficou em casa e queria assistir)
  • Cadeiras confortáveis – atributo unidimensional
    • Se forem confortáveis, aumenta minha satisfação. Se não forem, geram insatisfação
  • Cocktail – atributo atrativo
    • Se houver comida e bebida durante o show, produz (grande) satisfação. Sua ausência não gera insatisfação.
  • Potência do som – atributo reverso
    • Se o equipamento de som for o mesmo de um show de rock, provavelmente haverá insatisfação na platéia de jazz… as pessoas querem ouvir a música num volume adequado.
O modelo de Kano nos indica qual a medida ideal para os atributos sob a ótica do cliente, usuário ou consumidor. Isso permite definir melhor os requisitos e o escopo do produto (e do projeto) para melhor performance e eficiência.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

TUEEQ5_DT_MONITOR_INTEGRAÇÃO_ERP

Tela para monitoramento e identificação de possíveis inconsistências durante o processo de integração do SIGALOJA com o ERP Protheus (GRAVABATCH)

Linha de Produto:
Microsiga Protheus.
Segmento:
Varejo.
Módulo:
SIGALOJA.
Rotina:
Rotina
Nome Técnico
LOJA781
Monitor Integração ERP.
Rotina(s) envolvida(s)
Nome Técnico
LOJA781
Monitor Integração ERP.
LOJXFUNC
Integração ERP(GRAVABATCH).
Parâmetro(s):
MV_LJTIMEM
Tabelas Utilizadas:
SL1
Sistema(s) Operacional(is):
Windows.
Versões/Release:
11.80.13.
Versão Corrigida:11.80.13
Versão Expedida:11.80.13

Descrição

Implementada melhoria com a disponibilização do Monitor Integração ERP (LOJA781), que permite facilitar a identificação e correção das inconsistências ocorridas na integração das vendas com o ERP Protheus, após a gravação das tabelas no ambiente Controle de Lojas.

Importante

Antes de executar o compatibilizador UPDLO155 é imprescindível:
  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

Atenção
O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!
A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

  1. Em ByYou Smart Client, digite nome UPDLO155 no campo Programa Inicial
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador.
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.
  1. Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina U_UPDLO155.
  2. No módulo configurador acesse Ambiente /Cadastros / Parâmetros.
    Verifique que o parâmetro MV_LJTIMEM é criado conforme especificações abaixo:
Nome da Variável:
MV_LJTIMEM
Tipo:
N
Descrição:
Tempo minutos Refresh tela monitor vendas
Valor Padrão:
0

Atualizações do Compatibilizador

1.  Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:
  • Tabela SLQ - Cabeçalho Orçamento:
Campo
LQ_ERGRVBT
Tipo
C
Tamanho
130
Título
Erro GrvBat
Descrição
Erro GravaBatch
Obrigatório
N
Browse
S
Help
Informa a descrição do erro que ocorreu na integração ERP(GRVBATCH)
  • Tabela SL1 - Cabeçalho Orçamento:
Campo
L1_ERGRVBT
Tipo
C
Tamanho
130
Título
Erro GrvBat
Descrição
Erro GravaBatch
Obrigatório
N
Browse
S
Help
Informa a descrição do erro que ocorreu na integração ERP(GRVBATCH)
Importante:
O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
2.  Criação de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
  • Pesquisa LJ781A:
Alias
LJ781A
Tipo
1
Sequência
01
Coluna
RE
Descrição
Status
Contém
SL1
Alias
LJ781A
Tipo
2
Sequência
01
Coluna
01
Descrição
Codigo
Contém
LJ781F3SIT(@mv_par04)
Alias
LJ781A
Tipo
5
Sequência
01
Coluna
01
Descrição

Contém
xx
Alias
LJ781B
Tipo
1
Sequência
01
Coluna
RE
Descrição
Filial
Contém
SM0
Alias
LJ781B
Tipo
2
Sequência
01
Coluna
01
Descrição
Filial
Contém
LJ781F3FIL(@mv_par03)
Alias
LJ781B
Tipo
5
Sequência
01
Coluna
01
Descrição

Contém
xx
Alias
LJ782A
Tipo
1
Sequência
01
Coluna
RE
Descrição
Filial
Contém
SM0
Alias
LJ782A
Tipo
2
Sequência
01
Coluna
01
Descrição
Filial
Contém
LJ782F3FIL(@mv_par03)
Alias
LJ782A
Tipo
5
Sequência
01
Coluna
01
Descrição

Contém
xx
3.  Criação de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:
Nome da Variável
MV_LJTIMEM
Tipo
N
Descrição
Tempo minutos Refresh tela monitor vendas
Valor Padrão
0

Procedimento para Configuração

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o parâmetro a seguir:
Itens/Pastas
Descrição
Nome:
MV_LJTIMEM
Tipo:
N
Cont. Por.:
0
Descrição:
Informe tempo minutos Refresh tela monitor vendas
Itens/Pastas
Descrição
Nome:MV_LJMMAIL
Tipo:C
Cont. Por.:
Descrição:Email do Responsavel pela analise de vendas encontradas
pelo Monitor de PDVs pode separar por ponto
Itens/Pastas
Descrição
Nome:MV_LJMOCFG
Tipo:C
Cont. Por.:
Descrição:Configurações do Monitor de PDVs


2.  No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do SIGALOJA, conforme instruções a seguir:
Menu
Atualizações
Submenu
Integração
Nome da Rotina
Mnt Integração ERP
Programa
LOJA781
Módulo
Controle de Lojas
Tipo
Sistema

Procedimento para Utilização

  1. No Controle de Lojas (SIGALOJA) acesse Atualizações\Integração Mnt Integração ERP. (LOJA781).
  2. Informe os parâmetros necessários para o filtro e confirme.

    É possível realizar a filtragem dos dados a serem exibidos conforme imagem abaixo.
    A pesquisa de status de orçamento é dinâmica e considera somente os status que existentes na base de dados.
    A pesquisa de filiais exibe somente as filiais que o usuário possui acesso.
    É possível pesquisar na GRID pelo número do orçamento ou pela chave composta nr. doc + serie.


  3. É possível verificar qual inconsistência ocorreu na integração com as tabelas do ERP e permite alterar o status do registro para reprocessamento após um duplo clique no registro.


  4. Ou através da opção Reprocessar Todos, que reprocessa (via JOB GravaBatch) todos os registros que estão na tela com exceção dos registros que estão com status OK


  5. Navegue pelos registros e de duplo clique no registros que deseja e analisar e/ou reprocessar.
  6. Se necessário pode reprocessar todos os registros com erros contidos no filtro.