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quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

TUEEQ5_DT_MONITOR_INTEGRAÇÃO_ERP

Tela para monitoramento e identificação de possíveis inconsistências durante o processo de integração do SIGALOJA com o ERP Protheus (GRAVABATCH)

Linha de Produto:
Microsiga Protheus.
Segmento:
Varejo.
Módulo:
SIGALOJA.
Rotina:
Rotina
Nome Técnico
LOJA781
Monitor Integração ERP.
Rotina(s) envolvida(s)
Nome Técnico
LOJA781
Monitor Integração ERP.
LOJXFUNC
Integração ERP(GRAVABATCH).
Parâmetro(s):
MV_LJTIMEM
Tabelas Utilizadas:
SL1
Sistema(s) Operacional(is):
Windows.
Versões/Release:
11.80.13.
Versão Corrigida:11.80.13
Versão Expedida:11.80.13

Descrição

Implementada melhoria com a disponibilização do Monitor Integração ERP (LOJA781), que permite facilitar a identificação e correção das inconsistências ocorridas na integração das vendas com o ERP Protheus, após a gravação das tabelas no ambiente Controle de Lojas.

Importante

Antes de executar o compatibilizador UPDLO155 é imprescindível:
  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

Atenção
O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!
A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

  1. Em ByYou Smart Client, digite nome UPDLO155 no campo Programa Inicial
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador.
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.
  1. Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina U_UPDLO155.
  2. No módulo configurador acesse Ambiente /Cadastros / Parâmetros.
    Verifique que o parâmetro MV_LJTIMEM é criado conforme especificações abaixo:
Nome da Variável:
MV_LJTIMEM
Tipo:
N
Descrição:
Tempo minutos Refresh tela monitor vendas
Valor Padrão:
0

Atualizações do Compatibilizador

1.  Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:
  • Tabela SLQ - Cabeçalho Orçamento:
Campo
LQ_ERGRVBT
Tipo
C
Tamanho
130
Título
Erro GrvBat
Descrição
Erro GravaBatch
Obrigatório
N
Browse
S
Help
Informa a descrição do erro que ocorreu na integração ERP(GRVBATCH)
  • Tabela SL1 - Cabeçalho Orçamento:
Campo
L1_ERGRVBT
Tipo
C
Tamanho
130
Título
Erro GrvBat
Descrição
Erro GravaBatch
Obrigatório
N
Browse
S
Help
Informa a descrição do erro que ocorreu na integração ERP(GRVBATCH)
Importante:
O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
2.  Criação de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
  • Pesquisa LJ781A:
Alias
LJ781A
Tipo
1
Sequência
01
Coluna
RE
Descrição
Status
Contém
SL1
Alias
LJ781A
Tipo
2
Sequência
01
Coluna
01
Descrição
Codigo
Contém
LJ781F3SIT(@mv_par04)
Alias
LJ781A
Tipo
5
Sequência
01
Coluna
01
Descrição

Contém
xx
Alias
LJ781B
Tipo
1
Sequência
01
Coluna
RE
Descrição
Filial
Contém
SM0
Alias
LJ781B
Tipo
2
Sequência
01
Coluna
01
Descrição
Filial
Contém
LJ781F3FIL(@mv_par03)
Alias
LJ781B
Tipo
5
Sequência
01
Coluna
01
Descrição

Contém
xx
Alias
LJ782A
Tipo
1
Sequência
01
Coluna
RE
Descrição
Filial
Contém
SM0
Alias
LJ782A
Tipo
2
Sequência
01
Coluna
01
Descrição
Filial
Contém
LJ782F3FIL(@mv_par03)
Alias
LJ782A
Tipo
5
Sequência
01
Coluna
01
Descrição

Contém
xx
3.  Criação de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:
Nome da Variável
MV_LJTIMEM
Tipo
N
Descrição
Tempo minutos Refresh tela monitor vendas
Valor Padrão
0

Procedimento para Configuração

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o parâmetro a seguir:
Itens/Pastas
Descrição
Nome:
MV_LJTIMEM
Tipo:
N
Cont. Por.:
0
Descrição:
Informe tempo minutos Refresh tela monitor vendas
Itens/Pastas
Descrição
Nome:MV_LJMMAIL
Tipo:C
Cont. Por.:
Descrição:Email do Responsavel pela analise de vendas encontradas
pelo Monitor de PDVs pode separar por ponto
Itens/Pastas
Descrição
Nome:MV_LJMOCFG
Tipo:C
Cont. Por.:
Descrição:Configurações do Monitor de PDVs


2.  No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do SIGALOJA, conforme instruções a seguir:
Menu
Atualizações
Submenu
Integração
Nome da Rotina
Mnt Integração ERP
Programa
LOJA781
Módulo
Controle de Lojas
Tipo
Sistema

Procedimento para Utilização

  1. No Controle de Lojas (SIGALOJA) acesse Atualizações\Integração Mnt Integração ERP. (LOJA781).
  2. Informe os parâmetros necessários para o filtro e confirme.

    É possível realizar a filtragem dos dados a serem exibidos conforme imagem abaixo.
    A pesquisa de status de orçamento é dinâmica e considera somente os status que existentes na base de dados.
    A pesquisa de filiais exibe somente as filiais que o usuário possui acesso.
    É possível pesquisar na GRID pelo número do orçamento ou pela chave composta nr. doc + serie.


  3. É possível verificar qual inconsistência ocorreu na integração com as tabelas do ERP e permite alterar o status do registro para reprocessamento após um duplo clique no registro.


  4. Ou através da opção Reprocessar Todos, que reprocessa (via JOB GravaBatch) todos os registros que estão na tela com exceção dos registros que estão com status OK


  5. Navegue pelos registros e de duplo clique no registros que deseja e analisar e/ou reprocessar.
  6. Se necessário pode reprocessar todos os registros com erros contidos no filtro.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Mensagens da rotina de atualização automática


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As mensagens de falha na execução da rotina de atualização automática passaram a fornecer mais detalhes sobre a ocorrência, tanto na aplicação TOTVS | SmartClient, como também no console do TOTVS | Application Server, de modo a auxiliar o administrador do ambiente a identificar a causa da ocorrência. 

ERP 10 e 11
Abrangência


Ocorrência
"Não foi recebido nenhum arquivo a atualizar."
"-Notifique o Administrador do sistema para proceder atualização da versão do TOTVS | SmartClient"
Possíveis causas
  • O diretório especificado para a atualização, na configuração do TOTVS | Application Server, não contém nenhum arquivo a atualizar. Verifique se o diretório informado existe no ambiente do servidor, e se os arquivos do TOTVS | SmartClient para atualização encontram-se no diretório informado. Neste caso, é exibido no console do TOTVS | Application Server a seguinte mensagem: 
[02/02/2005 16:50:36] Starting Thread for remote update *** WARNING: Update directory [c:\p11\bin\rmtupd_windows\] EMPTY. *** UNABLE TO PROCEED WITH AUTOMATIC REMOTE UPDATE *** Please verify update server path. [02/02/2005 16:50:54] Finishing Thread for remote update 
 
  • O TOTVS | Application Server foi atualizado, porém o diretório especificado para a atualização dos arquivos do TOTVS | SmartClient não foi atualizado. Quando uma estação remota iniciar o TOTVS | SmartClient, e proceder com a atualização automática, caso os arquivos da estação estejam atualizados em relação aos arquivos informados no TOTVS | Application Server, o servidor não enviará nenhum arquivo à estação remota. Verifique se os arquivos colocados na pasta configurada para atualização no TOTVS | Application Server são compatíveis com a build do servidor ERP atualmente em uso. Neste caso, é exibido no console do TOTVS | Application Server a seguinte mensagem:
[02/02/2005 17:03:22] Starting Thread for remote update *** WARNING : Build mismatch on files in update server. *** Verify if remote update files math with this Protheus Build. [02/02/2005 17:03:25] Finishing Thread for remote update 
  • O TOTVS | Application Server está sendo executado em um ambiente Linux/Unix, e existem um ou mais arquivos no diretório de atualização configurado no TOTVS | Application Server, que possuem em seu nome caracteres em letra maiúscula. Todos os arquivos colocados nos diretórios de atualização automática configurados no TOTVS | Application Server, quando trabalhamos com o mesmo em ambiente Linux, devem ser colocados em letras minúsculas. Neste caso, os nomes de todos os arquivos inválidos são exibidos no console do TOTVS | Application Server, através da seguinte mensagem:
*** WARNING : Invalid update file[/protheus8/bin/remote_windows/ApExcel.xla]

Ocorrência
"Não foi possível atualizar o executável do TOTVS | SmartClient."
"-Notifique o Administrador do sistmea para proceder a atualização da versão do TOTVS | SmartClient."
Possíveis causas
  • O diretório especificado para a atualização, na configuração do TOTVS | Application Server, não contém o executável do TOTVS | SmartClient. Verifique no servidor, se o arquivo executável do remote encontra-se na pasta de atualização.
  • O arquivo executável do TOTVS | SmartClient está com um atributo de “somente-leitura” ligado. Retire o atributo de “somente-leitura” do arquivo.
  • O usuário logado na estação remota não tem direito de escrita no diretório de trabalho do TOTVS | SmartClient. Verifique os direitos do usuário logado na estação remota.

Ocorrência
"Não foi possível atualizar um arquivo do TOTVS | SmartClient"
"Arquivo [xxxxxxxxxxx]"
"-Verifique os atributos do arquivo, e se este arquivo está em uso por outro aplicativo."
"-Notifique o Administrador do sistema para proceder atualização da versão do TOTVS | SmartClient."
Possíveis causas
  • O arquivo informado na mensagem está com um atributo de “somente-leitura” ligado. Retire o atributo de “somente-leitura” do arquivo.
  • O arquivo informado na mensagem pode estar em uso por outra aplicação da estação. Verifique se não existe outra aplicação que esteja realizando algum acesso a este arquivo. Feche os demais aplicativos da estação para certificar-se disso.
  • O usuário logado na estação remota não tem direito de escrita no diretório de trabalho do TOTVS | SmartClient. Verifique os direitos do usuário logado na estação remota.

Ocorrência
"Não foi possível atualizar o atributo de execução do TOTVS | SmartClient"
Observação: Ocorrência reproduzida apenas na atualização remota de estações Linux.
Possíveis causasVerifique se o usuário, atualmente logada na estação remota, possui direitos para alteração do atributo do executável do TOTVS | SmartClient.

Ocorrência"Não foi possível identificar os arquivos no diretório do TOTVS | SmartClient"
Possíveis causas
  • Verificar se o usuário, atualmente logado na estação remota, possui direitos de leitura no diretório de trabalho do TOTVS | SmartClient.
  • Verificar a localização física dos arquivos do TOTVS | SmartClient na estação remota, e de que maneira a aplicação TOTVS | SmartClient está sendo executada; caso esteja sendo executado a partir de um 'atalho', verificar se o diretório de trabalho do atalho é o mesmo em que se encontra o executável do TOTVS | SmartClient.

Proteção contra libs distintas aplicadas no mesmo ambiente


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Implementação:
Proteção contra libs distintas aplicadas no mesmo ambiente e alteração das tabelas XX4, XXD, XXV, XB0, SXH e SXI para o banco de dados.
A partir da lib. label 10102016 (versão 11 e versão 12) as tabelas XX4 (Cadastro de Adapters), XXD (De-para de Empresas do EAI), XXV (Tags do EAI), XB0 (Rotas X Adapters), SXH (Eventos EventViewer) e SXI (Inscrições EventViewer), para bases de dados TOPCONN, serão importadas para o banco de dados, deixando de existir como tabelas locais.
Um mesmo ambiente Protheus não pode possuir rpos com libs de label diferentes sendo usadas ao mesmo tempo. A partir deste label, caso seja verificada a incompatibilidade de estruturas destas tabelas o sistema é abortado, informando que existem libs diferentes no sistema.
Caso seja verificado que uma destas tabelas existe tanto no banco de dados como localmente o sistema é abortado para evitar inconsistências.
O sistema também irá abortar no seguinte cenário: Aplicação de um label que altere a estrutura destas tabelas e logo após, o retorno de um label anterior. Quando da aplicação de um label mais novo, que contenha o tratamento de verificação de estruturas, o sistema também será abortado.
Ações a serem tomadas caso o sistema seja abortado:
  • O administrador deverá verificar quais registros deseja manter: se os registros do banco de dados ou os registros locais;
  • Se a opção é utilizar um label antigo, a tabela deverá ser excluída do banco de dados;
  • Se a opção é utilizar o novo label, a tabela deverá ser removida da pasta system.
Importação das tabelas para o banco de dados
As tabelas são importadas por demanda, e as tabelas locais são renomeadas, junto com seus índices para “TABELA_aaaammddhmmss_bkp”, onde aaaa é o ano com dois dígitos, mm o mês com dois dígitos, dd o dia com dois dígitos, hh a hora com dois dígitos, mm os minutos com dois dígitos e ss os segundos com dois dígitos do momento da importação da tabela.
Como verificar que existem libs diferentes no mesmo ambiente:
  • É possível verificar, através do atalho Shift+F6, dentro do sistema, a versão de Lib Protheus em uso atualmente;
  • Em caso de tentativa de uso de algum repositório com versão de Lib diferente, a mensagem a seguir é apresentada (o exemplo a seguir leva em conta que foi encontrada inconsistência na tabela SXH).
    Tabela SXH no banco de dados e no StartPath.
    Erro ocasionado pela existência de Rpos com versões de libs diferentes ou tentativa de atualização 'a quente' do repositório.
    Verifique a tabela local, o backup (tabela+xxxxxxxxxxxxxx+BKP). Não será possível acessar o sistema com a tabela no banco e no StartPath.
    Contate o administrador do sistema para que o ambiente seja reestabelecido.

Fonte envolvido:
FWDAEAI.PRW com data superior a 06/10/2016