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quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

SIGALOJA 0290 Quais são os logs auxiliares Protheus Varejo?

 Logs importantes que ajudam no diagnostico de diferentes tipo de problemas.



Produto:

SIGALOJA , Front Loja e TOTVS PDV

Versões:

11 e 12

  1. Trace nas rotinas dos módulos de Varejo

Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a Venda Assistida, TOTVS PDV, integração Protheus com plataforma Ciashop entre outros.
Para habilitar este recurso, é necessário configurar a seção abaixo no arquivo AppServer.ini:

[LOGLOJA]
Enable=1
Onde: Enable=0 (default) o log está desabilitado e Enable=1 o log está habilitado.

Resultado:
Será gerado um arquivo de log por dia na pasta Protheus_Data\Autocom\Logs.
Neste arquivo são geradas informações como:
1. Versão da build utilizada;
2. Versão e release do sistema;
3. Uma lista com a relação dos principais fontes do módulo varejo especificados por data e hora de compilação presentes no repositório;
4. Mensagens informativas de processamento das rotinas utilizadas na análise da ocorrência.

2. Trace de erro na comunicação entre hosts (TOTVS PDV)


Quando utilizar: Identificar mensagens quando ocorre algum erro na comunicação entre os hosts Retaguarda, Central de PDVs (se houver) e TOTVS PDV. Tem o conceito similar ao error.log.
Não é necessária nenhuma configuração para habilitar este recurso.

Resultado:
Na ocorrência de um erro, será criado o arquivo ERRORHOST.LOG na pasta \system.

3. Trace para a comunicação da SIGALOJA.DLL

Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a comunicação com o ECF (quando a comunicação é via SIGALOJA.DLL).
Para habilitar este recurso, é necessário que o arquivo SIGALOJA.INI, que deve estar na mesma pasta da SIGALOJA.DLL, tenha a seguinte seção configurada:

[LogDLL]
Log=1
Por favor, baixar a última versão do SIGALOJA.DLL disponível no portal do cliente.

Resultado:
Será criado o arquivo SIGALOJA.LOG na pasta \bin\smartclient.

4. Trace para o log do orçamento (gravação)

Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a gravação da Venda Assistida ou integração ERP do Front Loja ou TOTVS PDV.
Para habilitar este recurso, é necessário que o arquivo SIGALOJA.INI, que deve estar na mesma pasta da SIGALOJA.DLL, tenha a seguinte seção configurada:

[Logs TEF]
Habilita=01
Obs: Para os casos de integração ERP do Front Loja este log é gerado no TotvsConsole.log.

Resultado:
Para vendas efetuadas no SIGALOJA (Venda Assistida), será criado o arquivo texto com o número do orçamento na pasta <RootPath>\autocom\tef+<empresa>+<filial>\<número do orçamento>.txt
Enviar o arquivo correspondente ao orçamento relacionado à ocorrência.

5. Trace para comunicação do Protheus Remote com o Protheus Server

Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a queda do smartclient.
Este apresenta a comunicação entre o Server e o Remote.
Para habilitar este recurso, é necessário configurar o arquivo TotvsAppServer.ini, na seção:

[Config]
Locallog=1

Resultado:
A gravação do log será na pasta de arquivos temporários da máquina onde está sendo executado o SmartClient (totvssmartclient.log) com informações necessárias para diagnósticos de erros do Protheus Remote. Valor padrão = 0. Quando este arquivo atinge tamanho de 1MB é renomeado com o seguinte nome:
totvssmartclient_<ano>-<mes>-<dia>-<hora>-<minutos>-<segundos>.log

6. Trace das operações no Server

Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a queda do smartclient (LogMessages) e para coletar logs via Conout (Consolelog).
Para habilitar este recurso, é necessário configurar as chaves Consolelog e LogMessages na seção [General] do arquivo TotvsAppServer.ini:

[General]
Consolelog=1
LogMessages=1

Resultado:
Será criado o arquivo TotvsConsole.log na pasta \bin\appserver.

7. Trace do TopConnect

Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a gravação no banco de dados.
Os logs do Top Connect apresentam as operações realizadas no banco de dados (SGBD).

Resultado:
Arquivo Topconn.log
Arquivo Topconsole.log

8. Trace para a comunicação da BEMAFI32.DLL (ECF Bematech)

Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a comunicação com impressoras Bematech.
Para habilitar este recurso, é necessário que o arquivo BEMAFI32.INI, que deve estar na pasta \windows\system32, tenha a seguinte seção configurada:

[Sistema]
Log=1
Path=<path>
Baixar a última versão do BEMAFI32.DLL disponível no site da Bematech.

Resultado:
Será criado o arquivo BEMAFI32.LOG na pasta configurada na tag Path (ex: \windows\system32).

9. Trace para a comunicação da DARUMA.DLL (ECF Daruma)

Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a comunicação com impressoras Daruma.
Para habilitar este recurso, é necessário alterar o registro do Windows:
HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/DARUMA/ECF
Alterar a linha Log=1
Baixar a última versão do DARUMA.DLL disponível no site da Daruma.

Resultado:
Será criado o arquivo DARUMA.LOG na pasta indicada em Path.

10. Trace para comunicação da DARUMAFRAMEWORK.DLL (ECF Daruma)

Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a comunicação com impressoras Daruma (modelo de comunicação via DarumaFramework.DLL).
Para habilitar este recurso, procure pelo arquivo DarumaFramework.xml
Dentro deste arquivo procure na seção <ECF> a tag <Auditoria> e configure para 1.
Configure o caminho a gravar o log na tag <LocalArquivos>.

Resultado:
Será gerado o arquivo de log chamado Auditoria_ECF.txt.

11. Trace para o monitoramento de Pacotes
Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas ao desempenho da rede.
Existe um recurso que podemos habilitar para monitorar o desempenho da rede, e com isso criar mais subsídios para avaliar os casos como “erro de sincronismo”.
1. Como este programa já está compilado no repositório padrão, basta chamar U_NETTEST
2. Inicie o processo de monitoramento
3. Este processo irá ficar rodando paralelamente na estação
4. Será gerado o arquivo de log na máquina do servidor, na pasta rootpath\nettest
12. Trace para o monitoramento de performance

Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a problemas de performance.
Para habilitar este recurso, é necessário configurar no TOTVSAppServer.ini na seção do Environment:
[Environment]
SourcePath=…
RootPath=…
StartPath=…
RpoDb=…
LogProfiler=1

Resultado:
Será criado o arquivo TotvsConsole.log na pasta \bin\appserver.
Este log indica a quantidade de chamadas de cada função, tempo total das chamadas/retornos e tempo da maior chamada, inclusive origem da chamada.
O recurso de LOGPROFILER é indicado para a análise de performance em rotinas e aplicações Advpl, em momento de desenvolvimento e/ou homologação, para avaliar a quantidade de instruções executadas e tempo de resposta destas instruções, para análise de pontos críticos, funções mais chamadas e pontos que podem ser melhorados em um processo. Também é indicado para as situações onde uma determinada rotina, que tinha um tempo médio de processo determinado, passou a apresentar, a partir de um determinado momento, um tempo maior de execução, e existe a necessidade de descobrir se o fator que desencadeou este comportamento está relacionado à algumas funções do código executado, que tiveram alteração de comportamento e tempo de resposta, ou até mesmo uma alteração de lógica ou implementação no código, onde uma ou mais funções tiveram funcionalidades agregadas que consequentemente acarretaram em um acréscimo no tempo de execução de cada chamada.
Como ler o log - LogProfiler - Profiler de ejecución de programas AdvPL - Interna

13. Trace para o monitoramento de customizações
Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a customizações.
Para habilitar este recurso, é necessário configurar no TOTVSAppServer.ini na seção do Environment:
[Environment]
SourcePath=…
RootPath=…
StartPath=…
RpoDb=…
IXBLOG=LOGRUN
Resultado:
Será criada automaticamente a pasta \Ixblog na pasta RootPath, com arquivos textos de log.
Mais informações em:
http://tdn.totvs.com/display/public/mp/Chave+IXBLOG;jsessionid=2C322BBA3BA544DDEFE1D01284E07898
14. Trace para a comunicação da AUTOCOM

Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a comunicação com impressoras e/ou TEF (quando a comunicação é via TOTVSAPI.DLL).
Log de comunicação com a Autocom (operações com ECF e/ou TEF).
Para habilitar este recurso, é necessário que exista o arquivo AUTOCOM.LOG na pasta do SmartClient. Inicialmente, este arquivo pode estar vazio.

Resultado:
Será atualizado o arquivo AUTOCOM.LOG na pasta \bin\smartclient.

15. Trace para a comunicação com TEF CLISITEF

Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a integração com TEF (SiTEF – Software Express).
Log de comunicação com o TEF CLISITEF.
Para habilitar este recurso, é necessário que o arquivo TOTVSAPI.INI, que deve estar na pasta do SmartClient, tenha a seguinte seção configurada:
[Log]
LogTEF=1
TamanhoLog=1000 //(1 MB)

Resultado:
Será criado o arquivo LjTEF+<estação>.log na pasta
<RootPath>\log\tef+<empresa>+ <filial>.

16. Trace para a comunicação com ECF via TOTVSAPI

Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a comunicação com impressoras (quando a comunicação é via TOTVSAPI.DLL).
Log de comunicação com ECF via TOTVSAPI .
Para habilitar este recurso, é necessário que o arquivo TOTVSAPI.INI, que deve estar na pasta do SmartClient, tenha a seguinte seção configurada:

[Log]
LogECF=1
TamanhoLog=1000 //(1 MB)

Resultado:
Será criado o arquivo LjECF+<estação>.log na pasta <RootPath>\log\ecf+<empresa>+<filial>.

17. Trace de chamadas de WebServices

Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a comunicação com a retaguarda via Web Services.
Log de chamadas de WebServices.
Para habilitar este recurso, é necessário que a seção do WebServices do arquivo TOTVSAppServer.ini, tenha a seguinte seção configurada:

[Job_WebServices]
TYPE=WEBEX ENVIRONMENT= ENVIRONMENT
INSTANCES=1,10 SIGAWEB=WS INSTANCENAME=WebServices ONSTART=__WSSTART ONCONNECT=__WSCONNECT PREPAREIN=01,01
TRACE=1

Resultado:
Será criado o arquivo wsstrace.log na pasta do dicionário de dados - SXs (system).

18. Trace para monitoramento de memória consumida

Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a consumo excessivo de memória.
Esta chave habilita uma coluna no TOTVS | Monitor, onde será informada a quantidade de memória utilizada para cada processo apresentado no monitoramento.
Para habilitar este recurso, é necessário configurar no TOTVSAppServer.ini na seção General:

[General]
DebugThreadUsedMemory=1
Sendo 0=desabilita (padrão) e 1=habilita.
Ao habilitar essa chave, uma coluna será inserida no TOTVS | Monitor para informar a quantidade de memória utilizada para cada processo apresentado no monitoramento.
Se o ambiente estiver utilizando balanceamento de carga, é recomendável que esta parametrização, caso habilitada, seja realizada em todos os serviços do TOTVS | Application Server envolvidos no balanceamento, inclusive o serviço Master/Balance.
Após habilitar/desabilitar essa chave, na seção [General], o TOTVS | Application Server deve ser parado e iniciado novamente, pois essa configuração somente é considerada no momento que o TOTVS | Application Server é iniciado.

Como fazer o acompanhamento
1) Limpar todos os arquivos de log antes de ativar os traces.
2) Quando houver uma nova ocorrência, selecionar os logs citados neste documento de acordo com o ambiente e o cenário do cliente e passar as informações como nome do usuário logado e hora da ocorrência para identificação nos logs.
3) É importante ressaltar que os logs devem ser acionados dependendo do tipo de ocorrência no cliente. Exemplo: caso já tenha sido analisado que a não-conformidade não está relacionada com o ECF de nenhuma forma, não há a necessidade de habilitar os logs vinculados a impressora fiscal.



Fonte: https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=235330062

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