Procedimento de Migração de Versão - para Protheus 11


- Prepare uma base teste, efetuando cópia fria (todos os serviços parados) e consistente (das pastas adequadas e banco de dados) da base de produção.
- Caso sua Base de Dados seja Relacional (utiliza DBACCESS) será necessário rodar o processo de verificação dos registros duplicados para todas as empresas. Assistente executado a partir da rotina CHECKDUPL via Configurador, que tem como pré-requisito a atualização do dicionário de dados padrão na pasta SYSTEMLOAD. Para fazer o download do dicionário, siga os procedimentos do seguinte link: Atualizar o Dicionário de Dados do Protheus 11

Crie dentro da pasta Protheus_Data, a pasta MIGRACAO e nela descompacte o dicionário de dados Completo da versão 11. Na verificação de duplicidade será solicitado o SX2.UNQ, utilize o da versão 11 como referência para a checagem.
- Vide Instruções para verificação de duplicidades no link: Rotina CheckDupl – Verifica a Integridade de Registros Duplicados
- Desinstale as Stored Procedures através do Configurador pela versão atual. Lembrando que tal procedimento deve ser realizado juntamente com o DBA responsável pelo banco de dados, pois pode haver customizações nas Stored Procedures, e se for o caso o DBA pode realizar o backup para reaplicar tais customizações após a migração para a versão 12. Caso tenha dúvida sobre a desinstalação/instalação de Stored Procedures, favor abrir novo chamado com a equipe de Framework.

2. INSTALAÇÃO DO PROTHEUS 11
Link para o Guia de Instalação do Protheus 11:
Guia de Instalação Protheus -- 118396
- Faça a instalação do Protheus 11
- Configure os arquivos appserver.ini (Server) e smartclient.ini (Client);
- Atualize o binário do sistema (APPSERVER, SMARTCLIENT e SMARTCLIENTACTIVEX);
- Descompacte o conteúdo da pasta ace_8.00 (apenas o ACE_8.00) na pasta bin\appserver de sua base;

3. ATUALIZANDO O SISTEMA
É necessário atualizar Binário, RPO e LIB do Protheus 11
Procedimento de atualização no link:
Atualização básica do Protheus 11

4. ATUALIZANDO A BASE DE DADOS
Caso a versão em produção seja anterior a versão 10:
- Altere o conteúdo do parâmetro “STARTPATH” de cada ambiente do arquivo Appserver.ini caso os diretórios do dicionário de dados e da base de dados sejam diferentes do padrão da versão Protheus 8.11 (SYSTEM e DATA respectivamente). Conforme a configuração do parâmetro “STARTPATH” do arquivo Mp8srv.ini (Server) do sistema Protheus 8.11.
- Altere os nomes dos diretório SYSTEM e DATA do sistema Protheus 11 conforme configuração do item anterior
- Copie o conteúdo das pastas SYSTEM, DATA e PROFILE do sistema Protheus (Versão atual) para suas respectivas pastas do sistema Protheus 11;
- Verifique se o espaço disponível no servidor que hospeda a base de dados do sistema Protheus 11 é pelo menos 3x superior o tamanho da base de dados do sistema Protheus (Versão atual).

5. ATUALIZANDO O DICIONÁRIO DE DADOS
É necessário atualizar os arquivos de Dicionário de Dados (sxsbra.txt) e Help de Campos na pasta Systemload
Procedimento de atualização no link:
Dicionário de dados:
Atualizar o Dicionário de Dados do Protheus 11
Help de Campos:
Atualizar Help de Campos

6. LIMPEZA DAS PASTAS
- Exclua os arquivos *.DBF/*.CDT da pasta SYSTEMLOAD
- Exclua os arquivos *.IDX da pasta SYSTEMLOAD
- Exclua os arquivos *.LOG e *.SPS da pasta SYSTEM
- Exclua os arquivos *.TSK da pasta APPSERVER

7. EXECUTANDO O COMPATIBILIZADOR DE MIGRAÇÃO
- No Smartclient da versão 11, execute no Programa Inicial: MP710TO110
- Em Diretório de Dados, selecione a pasta Data (\DATA\)
- Em Configuração de execução do Update, indicamos manter apenas as opções Log de Critical Error e Corrigir erros automaticamente habilitadas, lembrando que a opção de corrigir os erros automaticamente executará as alterações de base pelo próprio sistema
NÃO marque a opção Manter o arquivo de log existente
- Clique em Avançar / Avançar
- Aguarde o processo de compatibilização. Se durante o processo surgirem erros críticos que não puderam ser corrigidos automaticamente, estes devem ser corrigidos MANUALMENTE utilizando como base o link de Erros Críticos (mais abaixo), ou consultando o Suporte caso o erro não esteja listado

8. ATUALIZANDO O MENU DOS MÓDULOS
Para baixar os arquivos, acesse:
- Portal do Cliente: http://suporte.totvs.com
- Menu Downloads e Atualizações
- Linha Protheus
- Microsiga Protheus Versão 11
- Todos
- Categoria: Menu de módulo
- Baixe o arquivo MENUS - BRASIL
Obs.: se não estiverem aparecendo as versões, em "Filtros de pacotes" selecione "Todos pacotes disponíveis" e selecione a categoria novamente.
Para atualizar:
- Pare o servidor do Protheus (Appserver)
- Efetue backup dos arquivos *.xnu da pasta \Protheus_Data\system
- Remova todos os arquivos de menu da pasta system (*.xnu).
- Copie os arquivos .xnu baixados do portal para esta pasta.
- Reinicie o servidor do Protheus (Appserver)
Lembrando que menus personalizados precisam ser refeitos, pois há rotinas das versões anteriores que não existem no RPO da versão 11.

ERROS CRÍTICOSQuando ocorrer erro crítico, o cliente deverá efetuar as devidas correções e em seguida apagar o arquivo onde estão as diretivas de instalação (mpupd.tsk) localizado no diretório “...\bin\appserver” e executar a rotina MP710TO110 novamente. Não apagando este arquivo a migração continua do ponto onde parou anteriormente.
Link com as informações de correções dos erros críticos mais comuns:
Erros críticos mais comuns em migrações

Fonte TOTVS

Comentários

Postagens mais visitadas