O que é Watt, Amp e Volt


Entendendo um pouco das medidas para energia elétrica, informação importante para escolher um equipamento elétrico ou eletrônico, como uma fonte de computador


Eu gosto sempre de fazer uma analogia com a água para exemplificar o funcionamento da energia.

Watt

Uma medida de consumo total, independente da voltagem de da amperagem. A equação é amperes multiplicados por volts. Um chuveiro que consume 4000 watts/hora (Wh) a 127 volts precisará de um cabos e dijuntor de 31,5 ampreres.

Quando se fala que o consumo do chuveiro é 4000 watts, é a quantidade máxima de consumo, pois se o chuveiro estiver no morno, não consumirá todos os 4000 watts.

Normalmente na conta virá em kilowatt/hora ou kWh, que são 1000 watt's.

Uma analogia com a caixa d'água seria: a quantidade máxima de vazão de água em uma hora (4000 litros por hora). Assim como se a torneira não estiver toda aberta, não consumirá todos os 4000 litros de água.

Ampere ou Amp

Um Ampere ou um Amp é uma unidade de medida para uma corrente elétrica. Um amp é a quantia de corrente produzida pela força da movimentação dos elétrons de um volt agindo pela resistência de um ohm (Andre Marie Ampere). A abreviação para Amp é A mas seu símbolo matemático é "I". Pequenas correntes são medidas em miliampere (mA) ou um milésimo de um Amp.

Uma analogia com a caixa d'água seria: a espessura do cano para permitir que quantidade máxima de vazão de água seja alcançada.

Na corrente elétrica a amperagem é muito importante, pois se um cabo elétrico estiver uma amperagem menor que a necessária haverá uma elevação da temperatura do cabo e o risco de incêncio caso o disjuntor não dispare. Se o dijuntor elétrico estiver na amperagem correta ou menor que a necessária a função dele é disparar (desligar).

Lembre-se que o que mata é a amperagem e não a voltagem. Pois a pequena voltagem de uma bateria de relógio pode ser convertida para 10.000 volts e te dar um pequeno choque, mas você não morrerá por isso, pois ela tem alguns somente alguns miliamperes.

Volt

A unidade de medida da força da movimentação dos elétrons, ou diferença de potencial, que causará uma corrente de um ampere fluir por uma resistência de um ohm.

Uma analogia com a caixa d'água seria: mais ou menos a velocidade que a água deve percorrer para permitir que quantidade máxima de vazão de água seja alcançada.

Relação entre watt, amp, e volt

A relação entre watt, amp, e volt é mostrado na seguinte equação matemática:

watt = amp * volt

Usar a equação acima de e sabendo dois das três variáveis, você pode calcular a terceira variável. Quando você compara entre dois pacotes de bateria para sua câmera digital ou sua filmadora digital, a voltagem é a mesmo e sabido. Portanto é uma questão de conectar na tomada a especificação de capacidade em Wh ou mAh obter a capacidade na outra unidade.

Convertendo Watt para Amp

Sabendo a voltagem você também pode converter Wh a Ah modificando a equação conforme mostrado abaixo:

amp = watt / volt

Convertendo Watt para Volt

Sabendo a amperagem você também pode converter Wh a V modificando a equação conforme mostrado abaixo:

volt = watt / amp

Convertendo Amp para Milliamp

Até agora, temos estado convertendo entre Ah e Wh. Mas a maioria de pacotes de bateria são especificados em mAh, que é simplesmente milliamp-hora. Para converter amp a milliamp, todo que você tem que fazer é multiplica amp por mil. Para converter milliamp a amp, simplesmente divide milliamp por mil.

mAh = 0.5Ah * 1000
mAh = 500

Kilo: kilowatt, kiloampere, kilovolt

Toda vez que se falar em KILO* significa que está em unidades de 1000, ou multiplicado por mil.

1 kW = 1000 Watt
1 kV = 1000 Volt
1 kA = 1000 Ampere

A conta de energia, por exemplo, vem mostrada em kilowatt/hora ou kWh, que são 1000 watt's consumidos por hora.

Mili: miliwatt, miliampere, milivolt

Toda vez que se falar em MILI* significa que está em unidades de 0.001, ou divididos por mil.

1 mW = 1000 Watt
1 mV = 1000 Volt
1 mA = 1000 Ampere

As pequenas baterias, por exemplo, normalmente vem indicando sua capacidade em são vem mostrada em miliampere/hora ou mAh , que são 0.001 ampere's por hora.

Ex: bateria de Li-Ion Nokia BP-6MT 1050 mAh e 3,7 volt:
ou 1,05 Ah (um puco mais de um ampere por uma hora)
ou 3,9 Wh, conforme o cálculo:
Wh = 1.05Ah * 3.7V
Wh = 3.9

Comentários

Postagens mais visitadas