Estrutura Protheus


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Sumário 
 
Sumário ............................................................................................................................................ 1 
1. INTRODUÇÃO ............................................................................................................................... 3 
1.1. Visão Geral Do Curso ............................................................................................................. 3 
1.2. Objetivos do Curso ................................................................................................................ 3 
2. CONFIGURAÇÃO ........................................................................................................................... 4 
2.1. Estrutura dos Diretórios ........................................................................................................ 4 
3. FAMÍLIAS DE ARQUIVOS............................................................................................................... 6 
4. GRUPOS DE EMPRESAS, EMPRESAS, UNIDADES DE NEGÓCIO E FILIAIS ...................................... 8 
4.1. Criação de Empresas ............................................................................................................. 8 
Exercício 01.............................................................................................................................12 
4.2. Autorização de Empresas ....................................................................................................13 
Exercício 02.............................................................................................................................13 
4.3. Autorização de Emergência.................................................................................................13 
5. ARQUIVOS, TABELAS E CAMPOS ................................................................................................ 14 
5.1. Arquivo de Perguntas (Sx1) .................................................................................................14 
Exercício 04.................................................................................................................................15 
5.2. Mapeamento de Arquivos (Sx2) ..........................................................................................15 
Exercício 05.................................................................................................................................16 
5.3. Criando Novos Arquivos (Sx2) .............................................................................................16 
5.4. Incluindo Índices..................................................................................................................17 
Exercício 06 – Criando Novos Arquivos ......................................................................................18 
5.5. Tabelas Genéricas (SX5).......................................................................................................19 
Exercício 07 - Criando tabelas genéricas: ...................................................................................21 
5.6. Dicionário de Dados (Sx3)....................................................................................................21 
Exercício 08 – Criando Novos Campos: ......................................................................................23 
Exercício 09 – Criando Novos Campos, utilizando a lista de opções e uma validação...............23 
Exercício 10 – Testando o campo associado a tabela genérica:.................................................24 
Exercício 11 – Testando o campo com lista de opções: .............................................................24 
6. CONSULTAS-PADRÃO (SXB)........................................................................................................ 25 
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Exercício 12 – Incluindo Consultas-padrão: ............................................................................... 25 
6.1. Consultas-padrão para Arquivos de Usuários..................................................................... 26 
Exercício 13 – Criando Consultas-padrão para Arquivos de Usuários: ...................................... 26 
6.2. Consultas-Padrão Para Grupos De Usuários ....................................................................... 26 
7. MENUS E SENHAS .......................................................................................................................28 
7.1. Menus ................................................................................................................................. 28 
Exercício 15 – Criando Menus para os Usuários:....................................................................... 28 
7.2. Política, Privilégios e Usuários ............................................................................................ 29 
Exercício 16 – Criando usuários: ................................................................................................ 30 
7.3. Grupos de Usuários............................................................................................................. 30 
Exercício 17 – Criando Grupos de Usuários ............................................................................... 30 
8. REPOSITÓRIO DE IMAGENS.........................................................................................................30 
8.1. Cadastros no Repositório de Imagens ................................................................................ 30 
Exercício 18 – Utilizando Imagens do Repositório de Imagens: ................................................ 31 
9. PARÂMETROS E LOGS .................................................................................................................31 
9.1.Parâmetros (Sx6).................................................................................................................. 31 
Exercício 19 – Cadastrando Novos Parâmetros ......................................................................... 32 
9.2. Log de Registros .................................................................................................................. 32 
Exercício 20– Criando Campos para a Consulta de Log de Registros: ....................................... 33 
9.3.Consultas aos Arquivos Log.................................................................................................. 33 
9.4.Log de Campo (SXO/SXP) ..................................................................................................... 34 
Exercício 21 ................................................................................................................................ 35 
10. SCHEDULE .................................................................................................................................35 
11. GATILHOS..................................................................................................................................38 
Exercício 22 – Criando Campos para utilização em Gatilhos: .................................................... 40 
Exercício 23 – Criando Gatilhos.................................................................................................. 40 
Exercício 24 –– Testando o novo Gatilho:.................................................................................. 41 
12. ATUALIZAÇÃO PROGRAMADA DOS DICIONÁRIOS DE DADOS..................................................41 
13.MASHUPS...................................................................................................................................42 
Exercício 25 – Testando Mashups.............................................................................................. 44 
14. GRUPOS DE CAMPOS (SXG) ......................................................................................................44 
Exercício 26 – Alterando um grupo de campos ......................................................................... 45 
 
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1. INTRODUÇÃO 
1.1. Visão Geral Do Curso 
Este curso foi elaborado para capacitar os usuários do Protheus a utilizarem os recursos
do Módulo Configurador de forma sistemática e prática, abordando os conceitos por ele
utilizados e orientando-os na operação de cada uma de suas opções para que seja
possível a aplicação às rotinas de sua empresa. 
 
1.2. Objetivos do Curso 
Ao término deste curso, o aluno deverá estar habilitado a: 
 
• Identificar a estrutura dos diretórios e as famílias de arquivos; 
• Criar e solicitar autorização de uso de empresas; 
• Fazer manutenção nos cadastros de: 
– mapeamento dos arquivos (Sx2); 
– criação de tabelas (Sx5); 
– dicionário de dados (Sx3); 
– consulta padrão (SxB). 
• Configurar e tratar: 
– menus; 
– senhas e usuários; 
– parâmetros (Sx6); 
– log de registros; 
– gatilhos em campos (Sx7); 
- scheduled Jobs; 
- mashups. 
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2. CONFIGURAÇÃO 
 
Neste capítulo, veremos os principais arquivos de configuração do sistema, chamados de
Arquivos Customizadores, além de outros arquivos de uso interno do Protheus. 
Também analisaremos os diretórios específicos de cada arquivo dentro da estrutura do
sistema. 
Para acessar o configurador, deve-se obrigatoriamente escolher o programa inicial
“SIGACFG”, somente Administradores devem utilizá-lo. 
 
 
2.1. Estrutura dos Diretórios 
O Diretório Base da instalação é o \TOTVS 11\Microsiga, sendo definidos na instalação
os subdiretórios, de acordo com as tabelas a seguir: 
 
\PROTHEUS_DATA 
 Raiz do sistema. 
\APO 
 Repositório de objetos (RPO). 
\BIN\SMARTCLIENTE_ACTIVEX   Destinado aos arquivos para acesso via Web. 
\BIN\SMARTCLIENT 
 Executáveis, bibliotecas e arquivos de configuração
(.INI) do sistema. 
\BIN\APPSERVER 
 Executáveis, bibliotecas e arquivos de configuração
(.INI) do sistema. 
\BIN\APPSERVER\ACE_9.99 
 Arquivos de configuração e bibliotecas para acesso aos
arquivos SX's. 
\BIN\TOOLS 
 Onde são encontradas as ferramentas para 
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manutenção do sistema 
\CPROVA 
 Destinado para a gravação dos lançamentos analíticos
do módulo Contábil. 
\CRYSTAL 
 Contém arquivos de bibliotecas e relatórios modelos
do Crystal Report. 
\DATA 
 Contém o Banco de dados do Protheus (Codebase,
CTREE ou ADS). 
\HANDHELD 
 Arquivos de biblioteca para integração com Palm-OS e
Pocket PC. 
\INCLUDE 
 Contém as Bibliotecas (.CH) necessárias à execução e
compilação do AP7. 
\MY
PROJECTS\SAMPLES\SOURCE 
 Fontes para exemplos de funções ADVPL. 
\SAMPLES\DOCUMENTS 
 Arquivos modelos para integração com o pacote
Microsoft Office. 
\SYSTEMLOAD 
 Arquivos de carga do Dicionário de Dados, Helps do
Protheus e Indicadores Nativos, usados somente na
instalação/migração do Protheus 
\SPOOL 
 Destinado para a gravação de relatórios gerados em
disco. 
\SEMAFORO 
 Arquivos de semaforização de registros. 
\SYSTEM 
 Contém os arquivos de Customização, Empresa,
Usuários, Fiscais, impressão e menus do Sistema. 
\SISCOMEX 
 Contém arquivos específicos para uso dos módulos de
importação e exportação. 
\PROFILE 
 Armazena o perfil de cada usuário. 
 
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3. FAMÍLIAS DE ARQUIVOS 
 
A MICROSIGA criou uma identificação para tabelas e arquivos do sistema Protheus, que
consiste em codificar seus nomes seguindo um padrão pré-estabelecido, para que os
usuários e analistas possam identificá-los com mais facilidade. 
Os nomes das tabelas e arquivos são formados por um conjunto de três dígitos que os
identificam. 
 
O quarto e quinto dígitos indicam o número da empresa e o sexto dígito é sempre zero,
que é utilizado para identificação interna do sistema: 
 
1ª posição – (S) de SIGA ou outra letra quando se tratar de um módulo específico  
2ª posição – de (A a Z) ou (0 a 9), definindo a família do arquivo; 
3ª posição – de (1 a Z), definindo a sequência dentro da família. 
 
Como exemplo, vamos utilizar o “Arquivo de Clientes – SA1010” no qual: 
“S” – significa que este arquivo pertence aos Módulos Genéricos; 
“A” – letra que representa a família à qual o Arquivo pertence; 
“1” – sequência do arquivo na família; 
“01” – caracteres que representam a numeração do grupo da empresa; 
“0” – dígito de uso exclusivo da MICROSIGA. 
 
Para as customizações dos clientes, são reservadas as famílias SZ? e Z??, os usuários não
devem utilizar as famílias reservadas para MICROSIGA, pois estas poderão ser
sobrepostas em uma futura atualização de versão. 
A Família SX fica armazenada no diretório “\SYSTEM\”, e é formada pelos arquivos
customizadores do Protheus. Referem-se a todos os módulos, pois são de uso Genérico: 
 
Tabela 
Função 
SIX 
Índices dos Arquivos (SX2) 
SX1 
Manutenção de Perguntas de parametrização (movimentações,
consultas e relatórios) 
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SX2 
Manutenção dos Arquivos 
SX3 
Manutenção dos Campos 
SX4 
Configuração de Agenda de Relatórios e Processos 
SX5 
Manutenção de Tabelas 
SX6 
Manutenção de Parâmetros 
SX7 
Manutenção de Gatilhos de Campos (SX3) 
SX9 
Manutenção de Relacionamento entre Arquivos (SX2) 
SXA 
Manutenção de Pastas Cadastrais dos Arquivos (SX2) 
SXB 
Manutenção de Consultas-padrão 
SXD 
Cadastro de Relatórios e Processos para Agendamento (SX4) 
SXE 
Controle de numeração (números utilizados) 
SXF 
Controle de numeração (próximos números) 
SXG 
Manutenção de Configuração padrão para grupo de campos 
SXK  
Controle de Perguntas (SX1) por usuário 
SXM 
Agendamento de Workflow 
SXO 
Cadastro de Logs por Campo 
SXP 
Histórico de Logs cadastrados no SXO 
SXQ 
Cadastro de filtros inteligentes da mbrowse (contém as
informações necessárias para a criação do filtro). 
SXR  
Cadastro de relacionamento entre programa x filtro (utilizada
internamente pelo Protheus para verificar em quais programas os
filtros poderão ser utilizados). 
SXS  
Cadastro de programas (utilizado na validação para mostrar/inibir
os filtros na execução da mbrowse). 
SXT 
Tabela de usuários (contém as informações dos usuários que
poderão utilizar os filtros da mbrowse). 
SXV 
Mashups 
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SXOffice 
Cadastro de relacionamento entre as entidades (tabelas) e as
consultas TOII. 
 
Há também arquivos que armazenam dados especiais, como script de planilhas, senhas,
helps, menus, consultas etc.  São eles: 
SIGAHLP.HLP  
Help de Campos 
SIGAMAT.EMP  
Empresas 
SIGAPSS.SPF  
Senhas 
SIGAMAT.IND  
Índice do SIGAMAT.EMP 
 
Temos ainda outros arquivos com extensões que também fazem parte do Protheus, os
quais estão relacionados a seguir: 
.#DB  
Backup gerado pelo Configurador 
.DRV  
Drivers de Impressoras 
.REM  
Envio de Transmissão Bancária 
.RET  
Recebimento de Transmissão Bancária 
.LOG  
Arquivo TTS 
.SC999999.*  
Arquivos temporários 
.Batch*.op  
Arquivos temporários utilizados na geração de
OP´s. 
 
As tabelas de dados do Protheus ficam armazenados no banco de dados ou numa pasta
definida no dicionário de dados quando se tratar de base não relacional ou quando o
formato de dados utilizado não for permitido pelo banco de dados. 
 
4. GRUPOS DE EMPRESAS, EMPRESAS, UNIDADES DE NEGÓCIO E FILIAIS 
4.1. Criação de Empresas 
A estrutura de Criação de Empresas foi modificada, pensando em: 
•Possibilitar o compartilhamento do Dicionário de Dados de várias empresas pelo
Microsiga Protheus®. 
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•Introduzir o conceito de Unidade de Negócios. 
•Permitir a configuração do tamanho do código de Empresa e Filial. 
•Permitir a configuração do compartilhamento entre Empresas, Unidades de Negócio e
Filiais. 
 
Para criar um novo Grupo de Empresas, deve-se cadastrar corretamente os
componentes desse grupo, sendo: Grupo de Empresas, Empresas, Unidade de Negócios
e Filiais, levando em consideração os acessos "Exclusivos" e "Compartilhados" dos
arquivos utilizados pelo Sistema. 
 
Grupo de 
Empresas 
 Conjunto de Empresas que estão ligadas entre si por razões diversas
e que compartilham as mesmas definições do modelo de dados. 
Empresas 
 Conjunto de Filiais ou Unidades de Negócios que estão dentro da
mesma dependência jurídica ou fiscal. 
Unidades de 
Negócio 
 Conjunto de filiais que estão dentro da mesma atividade econômica. 
Filial 
 Estabelecimento empresarial dependente de outro que pratica atos
que têm validade jurídica ou fiscal. 
 
Estes conceitos referem-se à utilização das mesmas informações gravadas nos arquivos
para diferentes Empresas, Unidades de Negócios e Filiais. Ou seja, criado o Grupo de
Empresas com cinco filiais, é possível manter um único Cadastro de Clientes (SA1) para
todas as filiais, ou manter cinco ou menos cadastros distintos, sendo um para cada filial.
Esse mesmo conceito se aplica, também, à utilização de Empresas e Unidades de
Negócios. 
Esta distinção entre Grupo de Empresas, Empresas, Unidades de Negócios e Filiais é
controlada pelo Sistema através da criação do Grupo de Empresas, onde definem-se
quantas e quais são as Empresas, Unidades de Negócios e Filiais.  
 
Todos os arquivos do Microsiga Protheus®, registram os dados da seguinte forma: 
XXX_FILIAL onde: XXX = sigla do arquivo 
B1_FILIAL onde: B1 = Cadastro de Produtos e FILIAL = número da Empresa, Unidade de
Negócios e Filial onde foi gravado o dado. 
 
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Desta forma, sempre que acessar o ambiente definindo a qual Empresa pertence a
movimentação em execução, o Sistema grava esta informação neste campo, que
compõe o número do registro. 
 
Exemplo: 
Suponha que um Grupo de Empresas seja composto por uma Empresa e três Filiais. Os
arquivos referentes aos cadastros devem ser únicos para todas as Empresas e Filiais.
Porém, cada uma delas deve possuir Planos de Contas exclusivos (CT1 - Cadastro de
Planos de Contas). 
Neste caso, as Empresas e Filiais criadas devem seguir o seguinte padrão: 
 
Empresa
EMP01 
Filial Matriz  Filial 00 
Grava os campos XXX_FILIAL com
EMP0100 
Empresa
EMP01 
Filial SP 
Filial 01 
Grava os campos XXX_FILIAL com
EMP0101 
Empresa
EMP01 
Filial RJ 
Filial 02 
Grava os campos XXX_FILIAL com
EMP0102 
Empresa
EMP01 
Filial TO 
Filial 03 
Grava os campos XXX_FILIAL com
EMP0103 
 
Os arquivos gravados no diretório \SYSTEM e as tabelas no banco de dados também
seguirão a nomenclatura do Grupo de Empresas, da seguinte forma: 
•SX1010 Arquivo de Perguntas gravado no \SYSTEM, referentes ao Grupo Empresa 01 
•SB1020 Cadastro de Produtos gravado no BD, referentes ao Grupo Empresa 02 
•SX6030 Arquivo de Parâmetros gravado no \SYSTEM, referentes ao Grupo Empresa 03  
 
Importante: 
Antes de enviar a solicitação para criação dos grupos de empresas à TOTVS®,
estude cuidadosamente a necessidade de compartilhamento de arquivos e criação 
de Empresas, Unidade de Negócios e Filiais. 
 
Para utilização do Sistema pelo usuário são obrigatórios os cadastros de Grupo de
Empresas e Filiais, assim como o preenchimento do tamanho do campo Filial e o layout. 
O conteúdo do campo layout define a estrutura utilizada para o Grupo de Empresas,
como por exemplo: 

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