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Sumário
Sumário ............................................................................................................................................ 1
1. INTRODUÇÃO ............................................................................................................................... 3
1.1. Visão Geral Do Curso ............................................................................................................. 3
1.2. Objetivos do Curso ................................................................................................................ 3
2. CONFIGURAÇÃO ........................................................................................................................... 4
2.1. Estrutura dos Diretórios ........................................................................................................ 4
3. FAMÍLIAS DE ARQUIVOS............................................................................................................... 6
4. GRUPOS DE EMPRESAS, EMPRESAS, UNIDADES DE NEGÓCIO E FILIAIS ...................................... 8
4.1. Criação de Empresas ............................................................................................................. 8
Exercício 01.............................................................................................................................12
4.2. Autorização de Empresas ....................................................................................................13
Exercício 02.............................................................................................................................13
4.3. Autorização de Emergência.................................................................................................13
5. ARQUIVOS, TABELAS E CAMPOS ................................................................................................ 14
5.1. Arquivo de Perguntas (Sx1) .................................................................................................14
Exercício 04.................................................................................................................................15
5.2. Mapeamento de Arquivos (Sx2) ..........................................................................................15
Exercício 05.................................................................................................................................16
5.3. Criando Novos Arquivos (Sx2) .............................................................................................16
5.4. Incluindo Índices..................................................................................................................17
Exercício 06 – Criando Novos Arquivos ......................................................................................18
5.5. Tabelas Genéricas (SX5).......................................................................................................19
Exercício 07 - Criando tabelas genéricas: ...................................................................................21
5.6. Dicionário de Dados (Sx3)....................................................................................................21
Exercício 08 – Criando Novos Campos: ......................................................................................23
Exercício 09 – Criando Novos Campos, utilizando a lista de opções e uma validação...............23
Exercício 10 – Testando o campo associado a tabela genérica:.................................................24
Exercício 11 – Testando o campo com lista de opções: .............................................................24
6. CONSULTAS-PADRÃO (SXB)........................................................................................................ 25
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Exercício 12 – Incluindo Consultas-padrão: ............................................................................... 25
6.1. Consultas-padrão para Arquivos de Usuários..................................................................... 26
Exercício 13 – Criando Consultas-padrão para Arquivos de Usuários: ...................................... 26
6.2. Consultas-Padrão Para Grupos De Usuários ....................................................................... 26
7. MENUS E SENHAS .......................................................................................................................28
7.1. Menus ................................................................................................................................. 28
Exercício 15 – Criando Menus para os Usuários:....................................................................... 28
7.2. Política, Privilégios e Usuários ............................................................................................ 29
Exercício 16 – Criando usuários: ................................................................................................ 30
7.3. Grupos de Usuários............................................................................................................. 30
Exercício 17 – Criando Grupos de Usuários ............................................................................... 30
8. REPOSITÓRIO DE IMAGENS.........................................................................................................30
8.1. Cadastros no Repositório de Imagens ................................................................................ 30
Exercício 18 – Utilizando Imagens do Repositório de Imagens: ................................................ 31
9. PARÂMETROS E LOGS .................................................................................................................31
9.1.Parâmetros (Sx6).................................................................................................................. 31
Exercício 19 – Cadastrando Novos Parâmetros ......................................................................... 32
9.2. Log de Registros .................................................................................................................. 32
Exercício 20– Criando Campos para a Consulta de Log de Registros: ....................................... 33
9.3.Consultas aos Arquivos Log.................................................................................................. 33
9.4.Log de Campo (SXO/SXP) ..................................................................................................... 34
Exercício 21 ................................................................................................................................ 35
10. SCHEDULE .................................................................................................................................35
11. GATILHOS..................................................................................................................................38
Exercício 22 – Criando Campos para utilização em Gatilhos: .................................................... 40
Exercício 23 – Criando Gatilhos.................................................................................................. 40
Exercício 24 –– Testando o novo Gatilho:.................................................................................. 41
12. ATUALIZAÇÃO PROGRAMADA DOS DICIONÁRIOS DE DADOS..................................................41
13.MASHUPS...................................................................................................................................42
Exercício 25 – Testando Mashups.............................................................................................. 44
14. GRUPOS DE CAMPOS (SXG) ......................................................................................................44
Exercício 26 – Alterando um grupo de campos ......................................................................... 45
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1. INTRODUÇÃO
1.1. Visão Geral Do Curso
Este curso foi elaborado para capacitar os usuários do Protheus a utilizarem os recursos
do Módulo Configurador de forma sistemática e prática, abordando os conceitos por ele
utilizados e orientando-os na operação de cada uma de suas opções para que seja
possível a aplicação às rotinas de sua empresa.
1.2. Objetivos do Curso
Ao término deste curso, o aluno deverá estar habilitado a:
• Identificar a estrutura dos diretórios e as famílias de arquivos;
• Criar e solicitar autorização de uso de empresas;
• Fazer manutenção nos cadastros de:
– mapeamento dos arquivos (Sx2);
– criação de tabelas (Sx5);
– dicionário de dados (Sx3);
– consulta padrão (SxB).
• Configurar e tratar:
– menus;
– senhas e usuários;
– parâmetros (Sx6);
– log de registros;
– gatilhos em campos (Sx7);
- scheduled Jobs;
- mashups.
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2. CONFIGURAÇÃO
Neste capítulo, veremos os principais arquivos de configuração do sistema, chamados de
Arquivos Customizadores, além de outros arquivos de uso interno do Protheus.
Também analisaremos os diretórios específicos de cada arquivo dentro da estrutura do
sistema.
Para acessar o configurador, deve-se obrigatoriamente escolher o programa inicial
“SIGACFG”, somente Administradores devem utilizá-lo.
2.1. Estrutura dos Diretórios
O Diretório Base da instalação é o \TOTVS 11\Microsiga, sendo definidos na instalação
os subdiretórios, de acordo com as tabelas a seguir:
\PROTHEUS_DATA
Raiz do sistema.
\APO
Repositório de objetos (RPO).
\BIN\SMARTCLIENTE_ACTIVEX Destinado aos arquivos para acesso via Web.
\BIN\SMARTCLIENT
Executáveis, bibliotecas e arquivos de configuração
(.INI) do sistema.
\BIN\APPSERVER
Executáveis, bibliotecas e arquivos de configuração
(.INI) do sistema.
\BIN\APPSERVER\ACE_9.99
Arquivos de configuração e bibliotecas para acesso aos
arquivos SX's.
\BIN\TOOLS
Onde são encontradas as ferramentas para
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manutenção do sistema
\CPROVA
Destinado para a gravação dos lançamentos analíticos
do módulo Contábil.
\CRYSTAL
Contém arquivos de bibliotecas e relatórios modelos
do Crystal Report.
\DATA
Contém o Banco de dados do Protheus (Codebase,
CTREE ou ADS).
\HANDHELD
Arquivos de biblioteca para integração com Palm-OS e
Pocket PC.
\INCLUDE
Contém as Bibliotecas (.CH) necessárias à execução e
compilação do AP7.
\MY
PROJECTS\SAMPLES\SOURCE
Fontes para exemplos de funções ADVPL.
\SAMPLES\DOCUMENTS
Arquivos modelos para integração com o pacote
Microsoft Office.
\SYSTEMLOAD
Arquivos de carga do Dicionário de Dados, Helps do
Protheus e Indicadores Nativos, usados somente na
instalação/migração do Protheus
\SPOOL
Destinado para a gravação de relatórios gerados em
disco.
\SEMAFORO
Arquivos de semaforização de registros.
\SYSTEM
Contém os arquivos de Customização, Empresa,
Usuários, Fiscais, impressão e menus do Sistema.
\SISCOMEX
Contém arquivos específicos para uso dos módulos de
importação e exportação.
\PROFILE
Armazena o perfil de cada usuário.
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3. FAMÍLIAS DE ARQUIVOS
A MICROSIGA criou uma identificação para tabelas e arquivos do sistema Protheus, que
consiste em codificar seus nomes seguindo um padrão pré-estabelecido, para que os
usuários e analistas possam identificá-los com mais facilidade.
Os nomes das tabelas e arquivos são formados por um conjunto de três dígitos que os
identificam.
O quarto e quinto dígitos indicam o número da empresa e o sexto dígito é sempre zero,
que é utilizado para identificação interna do sistema:
1ª posição – (S) de SIGA ou outra letra quando se tratar de um módulo específico
2ª posição – de (A a Z) ou (0 a 9), definindo a família do arquivo;
3ª posição – de (1 a Z), definindo a sequência dentro da família.
Como exemplo, vamos utilizar o “Arquivo de Clientes – SA1010” no qual:
“S” – significa que este arquivo pertence aos Módulos Genéricos;
“A” – letra que representa a família à qual o Arquivo pertence;
“1” – sequência do arquivo na família;
“01” – caracteres que representam a numeração do grupo da empresa;
“0” – dígito de uso exclusivo da MICROSIGA.
Para as customizações dos clientes, são reservadas as famílias SZ? e Z??, os usuários não
devem utilizar as famílias reservadas para MICROSIGA, pois estas poderão ser
sobrepostas em uma futura atualização de versão.
A Família SX fica armazenada no diretório “\SYSTEM\”, e é formada pelos arquivos
customizadores do Protheus. Referem-se a todos os módulos, pois são de uso Genérico:
Tabela
Função
SIX
Índices dos Arquivos (SX2)
SX1
Manutenção de Perguntas de parametrização (movimentações,
consultas e relatórios)
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SX2
Manutenção dos Arquivos
SX3
Manutenção dos Campos
SX4
Configuração de Agenda de Relatórios e Processos
SX5
Manutenção de Tabelas
SX6
Manutenção de Parâmetros
SX7
Manutenção de Gatilhos de Campos (SX3)
SX9
Manutenção de Relacionamento entre Arquivos (SX2)
SXA
Manutenção de Pastas Cadastrais dos Arquivos (SX2)
SXB
Manutenção de Consultas-padrão
SXD
Cadastro de Relatórios e Processos para Agendamento (SX4)
SXE
Controle de numeração (números utilizados)
SXF
Controle de numeração (próximos números)
SXG
Manutenção de Configuração padrão para grupo de campos
SXK
Controle de Perguntas (SX1) por usuário
SXM
Agendamento de Workflow
SXO
Cadastro de Logs por Campo
SXP
Histórico de Logs cadastrados no SXO
SXQ
Cadastro de filtros inteligentes da mbrowse (contém as
informações necessárias para a criação do filtro).
SXR
Cadastro de relacionamento entre programa x filtro (utilizada
internamente pelo Protheus para verificar em quais programas os
filtros poderão ser utilizados).
SXS
Cadastro de programas (utilizado na validação para mostrar/inibir
os filtros na execução da mbrowse).
SXT
Tabela de usuários (contém as informações dos usuários que
poderão utilizar os filtros da mbrowse).
SXV
Mashups
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SXOffice
Cadastro de relacionamento entre as entidades (tabelas) e as
consultas TOII.
Há também arquivos que armazenam dados especiais, como script de planilhas, senhas,
helps, menus, consultas etc. São eles:
SIGAHLP.HLP
Help de Campos
SIGAMAT.EMP
Empresas
SIGAPSS.SPF
Senhas
SIGAMAT.IND
Índice do SIGAMAT.EMP
Temos ainda outros arquivos com extensões que também fazem parte do Protheus, os
quais estão relacionados a seguir:
.#DB
Backup gerado pelo Configurador
.DRV
Drivers de Impressoras
.REM
Envio de Transmissão Bancária
.RET
Recebimento de Transmissão Bancária
.LOG
Arquivo TTS
.SC999999.*
Arquivos temporários
.Batch*.op
Arquivos temporários utilizados na geração de
OP´s.
As tabelas de dados do Protheus ficam armazenados no banco de dados ou numa pasta
definida no dicionário de dados quando se tratar de base não relacional ou quando o
formato de dados utilizado não for permitido pelo banco de dados.
4. GRUPOS DE EMPRESAS, EMPRESAS, UNIDADES DE NEGÓCIO E FILIAIS
4.1. Criação de Empresas
A estrutura de Criação de Empresas foi modificada, pensando em:
•Possibilitar o compartilhamento do Dicionário de Dados de várias empresas pelo
Microsiga Protheus®.
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•Introduzir o conceito de Unidade de Negócios.
•Permitir a configuração do tamanho do código de Empresa e Filial.
•Permitir a configuração do compartilhamento entre Empresas, Unidades de Negócio e
Filiais.
Para criar um novo Grupo de Empresas, deve-se cadastrar corretamente os
componentes desse grupo, sendo: Grupo de Empresas, Empresas, Unidade de Negócios
e Filiais, levando em consideração os acessos "Exclusivos" e "Compartilhados" dos
arquivos utilizados pelo Sistema.
Grupo de
Empresas
Conjunto de Empresas que estão ligadas entre si por razões diversas
e que compartilham as mesmas definições do modelo de dados.
Empresas
Conjunto de Filiais ou Unidades de Negócios que estão dentro da
mesma dependência jurídica ou fiscal.
Unidades de
Negócio
Conjunto de filiais que estão dentro da mesma atividade econômica.
Filial
Estabelecimento empresarial dependente de outro que pratica atos
que têm validade jurídica ou fiscal.
Estes conceitos referem-se à utilização das mesmas informações gravadas nos arquivos
para diferentes Empresas, Unidades de Negócios e Filiais. Ou seja, criado o Grupo de
Empresas com cinco filiais, é possível manter um único Cadastro de Clientes (SA1) para
todas as filiais, ou manter cinco ou menos cadastros distintos, sendo um para cada filial.
Esse mesmo conceito se aplica, também, à utilização de Empresas e Unidades de
Negócios.
Esta distinção entre Grupo de Empresas, Empresas, Unidades de Negócios e Filiais é
controlada pelo Sistema através da criação do Grupo de Empresas, onde definem-se
quantas e quais são as Empresas, Unidades de Negócios e Filiais.
Todos os arquivos do Microsiga Protheus®, registram os dados da seguinte forma:
•XXX_FILIAL onde: XXX = sigla do arquivo
•B1_FILIAL onde: B1 = Cadastro de Produtos e FILIAL = número da Empresa, Unidade de
Negócios e Filial onde foi gravado o dado.
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Desta forma, sempre que acessar o ambiente definindo a qual Empresa pertence a
movimentação em execução, o Sistema grava esta informação neste campo, que
compõe o número do registro.
Exemplo:
Suponha que um Grupo de Empresas seja composto por uma Empresa e três Filiais. Os
arquivos referentes aos cadastros devem ser únicos para todas as Empresas e Filiais.
Porém, cada uma delas deve possuir Planos de Contas exclusivos (CT1 - Cadastro de
Planos de Contas).
Neste caso, as Empresas e Filiais criadas devem seguir o seguinte padrão:
Empresa
EMP01
Filial Matriz Filial 00
Grava os campos XXX_FILIAL com
EMP0100
Empresa
EMP01
Filial SP
Filial 01
Grava os campos XXX_FILIAL com
EMP0101
Empresa
EMP01
Filial RJ
Filial 02
Grava os campos XXX_FILIAL com
EMP0102
Empresa
EMP01
Filial TO
Filial 03
Grava os campos XXX_FILIAL com
EMP0103
Os arquivos gravados no diretório \SYSTEM e as tabelas no banco de dados também
seguirão a nomenclatura do Grupo de Empresas, da seguinte forma:
•SX1010 Arquivo de Perguntas gravado no \SYSTEM, referentes ao Grupo Empresa 01
•SB1020 Cadastro de Produtos gravado no BD, referentes ao Grupo Empresa 02
•SX6030 Arquivo de Parâmetros gravado no \SYSTEM, referentes ao Grupo Empresa 03
Importante:
Antes de enviar a solicitação para criação dos grupos de empresas à TOTVS®,
estude cuidadosamente a necessidade de compartilhamento de arquivos e criação
de Empresas, Unidade de Negócios e Filiais.
Para utilização do Sistema pelo usuário são obrigatórios os cadastros de Grupo de
Empresas e Filiais, assim como o preenchimento do tamanho do campo Filial e o layout.
O conteúdo do campo layout define a estrutura utilizada para o Grupo de Empresas,
como por exemplo:
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