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quinta-feira, 15 de março de 2018

Como analisar error.log protheus



  • Informações de Build;
  • Nome do usuário e do computador onde ocorreu o erro;
  • Data e Hora da geração do erro;
  • Tipo do erro;
  • Função onde aconteceu o erro;
  • Nome do Fonte onde está localizada a função que gerou o erro;
  • Data e Hora de compilação do fonte;
  • Linha do fonte onde ocorreu o erro.

Bloco 02: Informações AppServer:
  • Informações de Build;
  • Plataforma do AppServer;
  • Nome do Ambiente;
  • Número da transação do AppServer (thread);
  • Número de transação do Banco de dados (dbthread);
  • Tipo de Banco de Dados utilizado;
  • Tipo dos Local Files;
  • Código da Empresa/Filia
  • Usuário logado;
  • Nome do Módulo.
  • Objeto a qual pertence a função que está gerando o erro.
Bloco 03: Pilha de Chamada das Funções:
  • Nome da Função;
  • Nome do Fonte;
  • Data e Hora compilação;
  • Linha de execução do fonte.
Bloco 04: Variáveis em uso pelas Funções da Pilha de Chamada:
  • Parâmetros dos objetos;
  • Variáveis Públicas;
  • Variáveis Locais;
  • Variáveis Privates.
Bloco 05: Arquivos em Uso – Local Files e Tabelas:
  • Nome do Arquivo;
  • Tipo do RDD (Replaceable Database Driver);
  • Alias;
  • Filtro do Arquivo;
  • Número do Registro (Recno);
  • Total de Registros;
  • Ordem do Arquivo (Índice selecionado);
  • Campos dos registros posicionados;
  • Dados dos Registros informados.
Apenas a geração de um único error.log, pode-se gerar milhares de linhas, isto porque, o Protheus trás o maior número de informações possíveis para análise.
Para cada função executada, o Protheus trás as respectivas variáveis em uso por função, além de trazer todos os Local Files, Tabelas e seus respectivos registros em uso, no momento em que é gerada a exceção de erro. Por isso, é gerada tantas linhas no arquivo de log.
A primeira vez que temos que analisar o error.log do Protheus, podemos ficar um pouco “assustado”, devido à enorme quantidade de informações geradas. Porém com o tempo, e sabendo “ler” o arquivo de erro.log corretamente, logo nos acostumamos.
Nas imagens abaixo, fazemos uma alusão da separação das informações do log por “Blocos”, conforme descrito acima:
Bloco 01 – Informações Gerais
Bloco 01 error.log - Smart SigaImagem 01 – Bloco 01 error.log – Smart Siga

Bloco 02 – Informações AppServer
Bloco 02 error.log - Smart SigaImagem 02 – Bloco 02 error.log – Smart Siga

Bloco 03 – Pilha de Chamada das Funções
Bloco 03 error.log - Smart SigaImagem 03 – Bloco 03 error.log – Smart Siga

Bloco 04 – Variáveis em uso pelas Funções da Pilha de Chamada
Bloco 04 error.log - Smart SigaImagem 04 – Bloco 02 error.log – Smart Siga

Bloco 05 – Arquivos em Uso – Local Files e Tabelas
Bloco 05 error.log - Smart SigaImagem 05 – Bloco 05 error.log – Smart Siga
No nosso exemplo, foi executada a função MATR260 (Relatório de Estoque Analítico), a qual chamou a função REPORTPRINT, que está comparando variáveis de tipos diferentes, gerando o error.log de “type mismatch on compare”.
Analisando as imagens, podemos verificar que o erro foi na linha 259, do fonte MATR260, conforme descrito no Bloco 01.
Depois, no Bloco 02, temos as informações referentes a Build, e as configurações do AppSever.
No Bloco 03 temos a Pilha de Chamadas de funções, a partir da função REPORTPRINT.
No Bloco 04, temos todas as variáveis em uso, separadas por função, da Pilha de Execução.
E para finalizar, no Bloco 05, temos todos os Local Files, Tabelas, e seus receptivos registros, os quais a função MATR260 estava posicionado e/ou em uso, no momento que ocorre o erro.
Esse tipo de erro “type mismatch on compare”, poderia ter sido, causado por um registro e/ou parâmetro cadastrado de forma errado, por exemplo, o qual deveria ser do tipo “numérico” e estava cadastrado com o tipo “string”.
Abaixo, listamos os erros mais comuns gerados no Protheus:
Array out of Bounds
Esse tipo de erro, ocorre quando a função tenta acessar diretamente um elemento de uma variável do tipo Array, e tal elemento não existe.
Array Index out of Bounds
Similar ao erro “Array out of Bounds”, tal exceção é gerada quando tentamos acessar uma posição de uma variável do tipo Array, que não existe.
Alias Already in Use
Esse erro ocorre, quando a função tenta abrir uma Tabela ou uma Query, que já está em uso na thread atual.
Alias Does Not Exist
Quando a função faz referência a uma Alias, e esse Alias não está “aberto” no momento da chamada, é retornado tal erro.
Argument X Error, Expected Z->Y, Function XPTO
Quando a função espera um parâmetro por exemplo do tipo “string” e é passado um parâmetro do tipo “numérico”, tal exceção de erro é gerada.
Type Mismatch on Compare On XPTO
Esse erro ocorre, quando a função tenta comparar, por exemplo, uma variável do tipo “string” com uma variável do tipo “numérica”, isto é, quando se tenta comprar variáveis com tipos de dados (escopos) diferentes.
Cannot Insert Duplicate Key
Essa exceção de erro, ocorre quando se tenta, incluir um registro “duplicado”, isto é, quando a função tenta incluir um registro exatamente igual, a outro registro já existente no Banco de Dados.

terça-feira, 6 de março de 2018

Como gerar o registro de inventário no bloco H?


Microsiga Protheus

Versões:

10 e 11

Como gerar o registro de inventário no bloco H?


Passo a passo:

Este registro tem como origem um arquivo gerado através do relatório Registro de Inventário Modelo P7(MATR460), disponível no módulo Livros Fiscais (SIGAFIS).

Para gerar o relatório é necessário configurar os parâmetros Gerar Arquivo de Exportação com a opção Sim e informar o nome do arquivo gerado no parâmetro Arquivo De Exportação do SPED Fiscal.

Com esta configuração será gerado um arquivo de dados na pasta SYSTEM.

Uma vez gerado este arquivo, é possível gerar o SPED Fiscal configurando os seguintes parâmetros na primeira tela Wizard :

Gera inventário: Informe a opção Sim.
Data de Fechamento: Configure conforme os parâmetros do relatório
          Os parâmetros da ultima tela wizard são referentes a inventário, porém o parâmetro a seguir é obrigatório:

Nome do arquivo gerado no relatório de inventário modelo P7: Preencha com o nome informado no parâmetro Arquivo De Exportação do SPED Fiscal do relatório.

Versões:

P11 e P12

SPEDFISCAL - Bloco H Inventário

Passo a passo:

Bloco H – Inventário Físico e Controle de Estoque


 Em virtude da instabilidade da versão atual do programa de extração do bloco H, tomamos a decisão de voltar ao método antigo de processamento, apoiado no arquivo de trabalho gerado pelo relatório de Registro de Inventário Mod. P7 (MATR460). Este método será mantido até a completa estabilização da versão atual do programa extrator.

Desta forma, será necessária a emissão do relatório MATR460 (configurado em seus parâmetros para gerar o arquivo) antes da execução da rotina SPEDFISCAL. Não haverá parametrização no programa SPEDFISCAL quanto a leitura do arquivo gerado pelo MATR460 pois este lerá os parâmetros do relatório para obtenção do arquivo.

Os registros contidos neste bloco não são de apresentação obrigatória. Por isso foi disponibilizado no wizard da rotina uma pergunta, deixando a critério do usuário a geração ou não dessas informações. Os registros somente são gerados se a pergunta Gera Inventário estiver preenchida como Sim e o Data de fechamento do estoque  igual data de fechamento emitido no relatório MATR460.

Importante
Todas as informações do Bloco H são geradas por meio do arquivo gerado pelo Reg. Invent. Mod. 7 (MATR460) criado na pasta System, este arquivo é um espelho do relatório com saldo em estoque, saldo de terceiros, saldo em terceiros e saldo em processo.

Pacotes de Correção/Atualização (Bloco H e K)
Atenção: Para geração dos blocos H e K e essencial a atualização dos fontes MATR460, MATXSPED e SPEDXFUN através da patch de programas abaixo:

BLOCO H e K - Pacote Essencial para geração do bloco
https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=662710

(warning) Atenção: Aviso da Receita sobre problemas no validador (PVA) para o Bloco K
http://sped.rfb.gov.br/pagina/show/2522



Registro tipo H001 - Abertura do bloco H

Contém a identificação do registro e um campo informando se há movimentos para este bloco.



Registro tipo H005 - Totais do inventário

Este registro contém os totais do inventário.



Registro tipo H010 - Inventário



Este registro apresenta um resumo do inventário disponível, informações são obtidas do arquivo gerado pelo relatório Reg. Invent. Mod. 7 (MATR460). Segue processo e validação para geração do registro:



No momento da geração do Relatório Reg. Invent. Mod. 7 (MATR460), configurar as perguntas da seguinte maneira:



Gerar Exp. SPED FISCAL =  SIM // Para gerar DBF na Pasta System, para ser levado para SPED FISCAL no Bloco H.
 Data de fechamento de estoque = 31/12/2017//Data do arquivo de Inventario, de quando foi fechado.
Arquivo Exp. Spedfiscal = 20171231 //Informe o nome do arquivo com mesma data a ser informado na Data de fechamento do estoque - Informe a data em que foi feito o fechamento do estoque, caso queira gerar os registros de inventário.




IMPORTANTE :
Os campos abaixo, devem possuir o mesmos dados ou seja o nome do arquivo " Arquivo Exp. Spedfiscal " vai ser a data de fechamento de estoque, no campo Arquivo Exp. Sped Fiscal, o formato é (AAAAMMDD).
Exemplo:













E no momento da geração do arquivo magnético SPEDFISCAL, o fonte está realizando seguinte validação nas perguntas de WIZARD:



Gera Inventário = Sim// Selecione se deseja gerar os registros de inventário (bloco H).
Data de fechamento do estoque= Informe a data em que foi feito o fechamento do estoque, caso queira gerar os registros de inventário. Onde fonte irá buscar na sua pasta /SYSTEM/ .DBF ou .DTC com a mesma data gerado pelo Relatório Reg. Invent. Mod. 7 (MATR460).
Motivo do Inventário - Selecione qual o motivo do inventário:

          01 – No final no período;

Importante
A partir do período de Janeiro de 2015, será gerado o novo campo 11-VL_ITEM_IR no registro H010. Este novo campo será  gerado baseando-se no valor de custo médio, que é o tipo de custo processado pelo sistema .



Incluído ponto de entrada SPEDALTH para processamento do registro H010 SPED FISCAL.

http://tdn.totvs.com/x/l6Q4E



Ponto de entrada para alteração conta contábil:

SPDFIS07 - Conta Contábil registro H010



Segue vídeo evidenciando o processo de geração do Registro H010 do Arquivo magnético SPEDFISCAL:

P12.1.17_SPEDFISCAL_H010_FDL.avi.zip



Registro tipo H020 - Informação complementar do Inventário



Para geração deste registro, já existe uma FAQ com o processo e validação:

ARQ0013_H020_SPED_FISCAL



Preencha o conteúdo deste registro para complementar as informações do inventário, quando o campo MOT_INV do registro H005 for de 02 a 05. Onde essas informação é obtida na WIZARD do SPEDFISCAL:

Motivo do Inventário - Selecione qual o motivo do inventário:
          02 – Na mudança de forma de tributação da mercadoria (ICMS);

          03 – Na solicitação da baixa cadastral, paralisação temporária e outras situações;

          04 – Na alteração de regime de pagamento – Condição do contribuinte;

          05 – Por determinação dos fiscos.

Importante
Caso selecione a opção por 02 (mudança da forma de tributação da mercadoria de ICMS) somente são gerados os registros para os produtos que sofram alteração da tributação de ICMS. Para identificação desses produtos está disponível o campo na tabela SB5 (B5_ALTTRIB) para informar se houve ou não alteração da tributação do ICMS.



Os produtos com quantidade zerada são gerados no SPEDFISCAL e também se forem listados no relatório de inventário P7.



Registro tipo H990 - Encerramento do bloco H

Contém a identificação do registro e um campo informando a quantidade de registros do bloco H.

http://tdn.totvs.com/display/PROT/FIS0005_SPED_FISCAL


sexta-feira, 2 de março de 2018

rodapé MV_LJFISMS

MV_LJFISMS , neste parâmetro é possível customizar o rodapé incluindo informações. Segue abaixo um exemplo do preenchimento do parâmetro:

Segue abaixo uma dica de como usar o parâmetro MV_LJFISMS sem criar um rdmake a ser compilado.

&("Filial: "+SL1->L1_FILIAL+CHR(10)+SA3->A3_COD+" - "+SA3->A3_NOME+CHR(10)+SA6->A6_COD+" - "+SA6->A6_NOME+CHR(10)+PADC("Obrigado! Volte Sempre!",40))

No código acima é impresso no rodapé do cupom fiscal:
Filial: (código da filial)
Código do Vendedor – Nome Vendedor
Código do Caixa – Nome do Caixa
Obrigado! Volte Sempre!

quinta-feira, 1 de março de 2018

MV_LJALTAP - Características do Parâmetro


Linha de Produto:
Microsiga Protheus
Segmento:
Varejo
Módulos:
SIGALOJA
Definição 
Parâmetro que permite a alteração do aPgtos após escolha da condição de pagamento na finalização da venda.

Procedimento para Configuração

No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure o parâmetro a seguir:

Nome da Variável
MV_LJALTAP
Tipo
Lógico 
Descrição
Permite a alteração do aPgtos após escolha da condição de pagamento na finalização da venda.;
Quando estiver como .F. o aPgtos estará bloqueado.
Valor Padrão
.F.

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Como calcular a potência do no-break


Para cada equipamento, multiplique a tensão de alimentação pela corrente de consumo. Exemplo: Câmera 12 VDC, 0,5 A = 12 x 0,5 = 6 W               DVR 12 VDC, 3 A = 12 x 3A = 36 W Portanto, um DVR com 16 câmeras de 0,5 A consome  36 + (16x6) = 132 W Para se obter a  capacidade  mínima do no-break em VA, divida 132 por 0,7 = 188 VA

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Esses são importantes logs que ajudam no diagnostico de diferentes tipo de problemas.


Produto:
SIGALOJA , Front Loja e TOTVS PDV
Versões:
11 e 12
  1. Trace nas rotinas dos módulos de Varejo
Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a Venda Assistida, TOTVS PDV, integração Protheus com plataforma Ciashop entre outros.
Para habilitar este recurso, é necessário configurar a seção abaixo no arquivo AppServer.ini:
[LOGLOJA]
Enable=1
Onde: Enable=0 (default) o log está desabilitado e Enable=1 o log está habilitado.
Resultado:
Será gerado um arquivo de log por dia na pasta Protheus_Data\Autocom\Logs.
Neste arquivo são geradas informações como:
1. Versão da build utilizada;
2. Versão e release do sistema;
3. Uma lista com a relação dos principais fontes do módulo varejo especificados por data e hora de compilação presentes no repositório;
4. Mensagens informativas de processamento das rotinas utilizadas na análise da ocorrência.
2. Trace de erro na comunicação entre hosts (TOTVS PDV)

Quando utilizar: Identificar mensagens quando ocorre algum erro na comunicação entre os hosts Retaguarda, Central de PDVs (se houver) e TOTVS PDV. Tem o conceito similar ao error.log.
Não é necessária nenhuma configuração para habilitar este recurso.
Resultado:
Na ocorrência de um erro, será criado o arquivo ERRORHOST.LOG na pasta \system.
3. Trace para a comunicação da SIGALOJA.DLL
Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a comunicação com o ECF (quando a comunicação é via SIGALOJA.DLL).
Para habilitar este recurso, é necessário que o arquivo SIGALOJA.INI, que deve estar na mesma pasta da SIGALOJA.DLL, tenha a seguinte seção configurada:
[LogDLL]
Log=1
Por favor, baixar a última versão do SIGALOJA.DLL disponível no portal do cliente.
Resultado:
Será criado o arquivo SIGALOJA.LOG na pasta \bin\smartclient.
4. Trace para o log do orçamento (gravação)
Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a gravação da Venda Assistida ou integração ERP do Front Loja ou TOTVS PDV.
Para habilitar este recurso, é necessário que o arquivo SIGALOJA.INI, que deve estar na mesma pasta da SIGALOJA.DLL, tenha a seguinte seção configurada:
[Logs TEF]
Habilita=01
Obs: Para os casos de integração ERP do Front Loja este log é gerado no TotvsConsole.log.
Resultado:
Para vendas efetuadas no SIGALOJA (Venda Assistida), será criado o arquivo texto com o número do orçamento na pasta <RootPath>\autocom\tef+<empresa>+<filial>\<número do orçamento>.txt
Enviar o arquivo correspondente ao orçamento relacionado à ocorrência.
5. Trace para comunicação do Protheus Remote com o Protheus Server
Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a queda do smartclient.
Este apresenta a comunicação entre o Server e o Remote.
Para habilitar este recurso, é necessário configurar o arquivo TotvsAppServer.ini, na seção:
[Config]
Locallog=1
Resultado:
A gravação do log será na pasta de arquivos temporários da máquina onde está sendo executado o SmartClient (totvssmartclient.log) com informações necessárias para diagnósticos de erros do Protheus Remote. Valor padrão = 0. Quando este arquivo atinge tamanho de 1MB é renomeado com o seguinte nome:
totvssmartclient_<ano>-<mes>-<dia>-<hora>-<minutos>-<segundos>.log
6. Trace das operações no Server
Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a queda do smartclient (LogMessages) e para coletar logs via Conout (Consolelog).
Para habilitar este recurso, é necessário configurar as chaves Consolelog e LogMessages na seção [General] do arquivo TotvsAppServer.ini:
[General]
Consolelog=1
LogMessages=1
Resultado:
Será criado o arquivo TotvsConsole.log na pasta \bin\appserver.
7. Trace do TopConnect
Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a gravação no banco de dados.
Os logs do Top Connect apresentam as operações realizadas no banco de dados (SGBD).
Resultado:
Arquivo Topconn.log
Arquivo Topconsole.log
8. Trace para a comunicação da BEMAFI32.DLL (ECF Bematech)
Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a comunicação com impressoras Bematech.
Para habilitar este recurso, é necessário que o arquivo BEMAFI32.INI, que deve estar na pasta \windows\system32, tenha a seguinte seção configurada:
[Sistema]
Log=1
Path=<path>
Baixar a última versão do BEMAFI32.DLL disponível no site da Bematech.
Resultado:
Será criado o arquivo BEMAFI32.LOG na pasta configurada na tag Path (ex: \windows\system32).
9. Trace para a comunicação da DARUMA.DLL (ECF Daruma)
Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a comunicação com impressoras Daruma.
Para habilitar este recurso, é necessário alterar o registro do Windows:
HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/DARUMA/ECF
Alterar a linha Log=1
Baixar a última versão do DARUMA.DLL disponível no site da Daruma.
Resultado:
Será criado o arquivo DARUMA.LOG na pasta indicada em Path.
10. Trace para comunicação da DARUMAFRAMEWORK.DLL (ECF Daruma)
Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a comunicação com impressoras Daruma (modelo de comunicação via DarumaFramework.DLL).
Para habilitar este recurso, procure pelo arquivo DarumaFramework.xml
Dentro deste arquivo procure na seção <ECF> a tag <Auditoria> e configure para 1.
Configure o caminho a gravar o log na tag <LocalArquivos>.
Resultado:
Será gerado o arquivo de log chamado Auditoria_ECF.txt.
11. Trace para o monitoramento de Pacotes
Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas ao desempenho da rede.
Existe um recurso que podemos habilitar para monitorar o desempenho da rede, e com isso criar mais subsídios para avaliar os casos como “erro de sincronismo”.
1. Como este programa já está compilado no repositório padrão, basta chamar U_NETTEST
2. Inicie o processo de monitoramento
3. Este processo irá ficar rodando paralelamente na estação
4. Será gerado o arquivo de log na máquina do servidor, na pasta rootpath\nettest
12. Trace para o monitoramento de performance
Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a problemas de performance.
Para habilitar este recurso, é necessário configurar no TOTVSAppServer.ini na seção do Environment:
[Environment]
SourcePath=…
RootPath=…
StartPath=…
RpoDb=…
LogProfiler=1
Resultado:
Será criado o arquivo TotvsConsole.log na pasta \bin\appserver.
Este log indica a quantidade de chamadas de cada função, tempo total das chamadas/retornos e tempo da maior chamada, inclusive origem da chamada.
O recurso de LOGPROFILER é indicado para a análise de performance em rotinas e aplicações Advpl, em momento de desenvolvimento e/ou homologação, para avaliar a quantidade de instruções executadas e tempo de resposta destas instruções, para análise de pontos críticos, funções mais chamadas e pontos que podem ser melhorados em um processo. Também é indicado para as situações onde uma determinada rotina, que tinha um tempo médio de processo determinado, passou a apresentar, a partir de um determinado momento, um tempo maior de execução, e existe a necessidade de descobrir se o fator que desencadeou este comportamento está relacionado à algumas funções do código executado, que tiveram alteração de comportamento e tempo de resposta, ou até mesmo uma alteração de lógica ou implementação no código, onde uma ou mais funções tiveram funcionalidades agregadas que consequentemente acarretaram em um acréscimo no tempo de execução de cada chamada.
Como ler o log - LogProfiler - Profiler de ejecución de programas AdvPL - Interna
13. Trace para o monitoramento de customizações
Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a customizações.
Para habilitar este recurso, é necessário configurar no TOTVSAppServer.ini na seção do Environment:
[Environment]
SourcePath=…
RootPath=…
StartPath=…
RpoDb=…
IXBLOG=LOGRUN
Resultado:
Será criada automaticamente a pasta \Ixblog na pasta RootPath, com arquivos textos de log.
Mais informações em:
http://tdn.totvs.com/display/public/mp/Chave+IXBLOG;jsessionid=2C322BBA3BA544DDEFE1D01284E07898
14. Trace para a comunicação da AUTOCOM
Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a comunicação com impressoras e/ou TEF (quando a comunicação é via TOTVSAPI.DLL).
Log de comunicação com a Autocom (operações com ECF e/ou TEF).
Para habilitar este recurso, é necessário que exista o arquivo AUTOCOM.LOG na pasta do SmartClient. Inicialmente, este arquivo pode estar vazio.
Resultado:
Será atualizado o arquivo AUTOCOM.LOG na pasta \bin\smartclient.
15. Trace para a comunicação com TEF CLISITEF
Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a integração com TEF (SiTEF – Software Express).
Log de comunicação com o TEF CLISITEF.
Para habilitar este recurso, é necessário que o arquivo TOTVSAPI.INI, que deve estar na pasta do SmartClient, tenha a seguinte seção configurada:
[Log]
LogTEF=1
TamanhoLog=1000 //(1 MB)
Resultado:
Será criado o arquivo LjTEF+<estação>.log na pasta
<RootPath>\log\tef+<empresa>+ <filial>.
16. Trace para a comunicação com ECF via TOTVSAPI
Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a comunicação com impressoras (quando a comunicação é via TOTVSAPI.DLL).
Log de comunicação com ECF via TOTVSAPI .
Para habilitar este recurso, é necessário que o arquivo TOTVSAPI.INI, que deve estar na pasta do SmartClient, tenha a seguinte seção configurada:
[Log]
LogECF=1
TamanhoLog=1000 //(1 MB)
Resultado:
Será criado o arquivo LjECF+<estação>.log na pasta <RootPath>\log\ecf+<empresa>+<filial>.
17. Trace de chamadas de WebServices
Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a comunicação com a retaguarda via Web Services.
Log de chamadas de WebServices.
Para habilitar este recurso, é necessário que a seção do WebServices do arquivo TOTVSAppServer.ini, tenha a seguinte seção configurada:
[Job_WebServices]
TYPE=WEBEX ENVIRONMENT= ENVIRONMENT
INSTANCES=1,10 SIGAWEB=WS INSTANCENAME=WebServices ONSTART=__WSSTART ONCONNECT=__WSCONNECT PREPAREIN=01,01
TRACE=1
Resultado:
Será criado o arquivo wsstrace.log na pasta do dicionário de dados - SXs (system).
18. Trace para monitoramento de memória consumida
Quando utilizar: Identificar ocorrências relacionadas a consumo excessivo de memória.
Esta chave habilita uma coluna no TOTVS | Monitor, onde será informada a quantidade de memória utilizada para cada processo apresentado no monitoramento.
Para habilitar este recurso, é necessário configurar no TOTVSAppServer.ini na seção General:
[General]
DebugThreadUsedMemory=1
Sendo 0=desabilita (padrão) e 1=habilita.
Ao habilitar essa chave, uma coluna será inserida no TOTVS | Monitor para informar a quantidade de memória utilizada para cada processo apresentado no monitoramento.
Se o ambiente estiver utilizando balanceamento de carga, é recomendável que esta parametrização, caso habilitada, seja realizada em todos os serviços do TOTVS | Application Server envolvidos no balanceamento, inclusive o serviço Master/Balance.
Após habilitar/desabilitar essa chave, na seção [General], o TOTVS | Application Server deve ser parado e iniciado novamente, pois essa configuração somente é considerada no momento que o TOTVS | Application Server é iniciado.
Como fazer o acompanhamento
1) Limpar todos os arquivos de log antes de ativar os traces.
2) Quando houver uma nova ocorrência, selecionar os logs citados neste documento de acordo com o ambiente e o cenário do cliente e passar as informações como nome do usuário logado e hora da ocorrência para identificação nos logs.
3) É importante ressaltar que os logs devem ser acionados dependendo do tipo de ocorrência no cliente. Exemplo: caso já tenha sido analisado que a não-conformidade não está relacionada com o ECF de nenhuma forma, não há a necessidade de habilitar os logs vinculados a impressora fiscal.

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

como localizar se um campo existe no banco de dados

#sql#conhecimento
.
SELECT * FROM P118.INFORMATION_SCHEMA.COLUMNS
WHERE UPPER(TABLE_NAME) = UPPER('SL1010')
AND UPPER(COLUMN_NAME) = UPPER('L1_MENNOTA')

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Atualização Lib Protheus

Exemplo de atualização no Protheus 11:
- Linha Protheus
- Microsiga Protheus Versão 11
- Protheus 11 Top Connect Português
- No campo "Pesquisar", digite: LIB_P11
- Baixar a LIB_P11

Selecione a última Lib de acordo com sua base de dados.
No exemplo abaixo vamos baixar a Lib para uma base Topconect em Português.
A última Lib disponível até o momento é do dia 06/10/2016, sempre atualizar a mais recente.
Exemplo de atualização no Protheus 12:
- Linha Protheus
- Protheus Versão 12 Framework
- Protheus 12 Top Connect Português
- No campo "Pesquisar", digite: LIB_P12
- Baixar a LIB_P12

Selecione a última Lib de acordo com sua base de dados.
No exemplo abaixo vamos baixar a Lib para uma base Topconect em Português.
A última Lib disponível até o momento é do dia 06/10/2016, sempre atualizar a mais recente.

ATUALIZAR:
Descompactar esse arquivo em alguma pasta dentro do diretório Protheus_Data e efetuar a aplicação do patch do mesmo via Dev Studio ou TOTVS Developer Studio.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Procedimento para efetuar a atualização básica do Protheus 12

Segue abaixo caminho para baixar as principais atualizações do Protheus (Baseando-se em uma base Protheus 12 Top Connect em Português. Se sua base for diferente, selecionar as pastas conforme sua base)

Sequência de atualização do sistema:
1-Binário
2-RPO
3-LIB
4-Compilar as Customizações (caso existam)
Obs. 1: patches são atualizações pontuais dos módulos. É necessário verificar com cada módulo.
Obs. 2: a atualização do RPO na versão 12 está atrelada à respectiva Release, ou seja, há um RPO específico para cada Release. Verifique a versão da sua Release antes de baixar um RPO (tecla SHIFT+F6/Avançar em qualquer tela do Protheus).
 
Aviso:
EFETUAR BACKUP DO DIRETÓRIO PRINCIPAL DO SISTEMA (C:\TOTVS12 por exemplo) ANTES DE INICIAR O PROCEDIMENTO, COM TODOS OS SERVIÇOS PARADOS.
CASO NINGUÉM NA EMPRESA JÁ TENHA EFETUADO ESSE PROCEDIMENTO, RECOMENDAMOS O AGENDAMENTO DE UM ANALISTA DA TOTVS.

Para baixar os arquivos, acesse: https://suporte.totvs.com/download
CERTIFIQUE-SE SEMPRE QUE ESTÁ BAIXANDO O ARQUIVO REFERENTE A SUA VERSÃO DE SISTEMA E LOCALIZAÇÃO

DOWNLOAD Binário (Appserver e SmartClient):
- Linha: Protheus
- PROTHEUS VERSÃO 12 FRAMEWORK
- TODOS
- Categoria: Totvs binário
- Baixar o binário referente ao seu sistema operacional
ATUALIZAR:
- Fazer um backup da pasta BIN
- Descompactar o arquivo baixado
- Copiar o conteúdo da pasta appserver_x32 do arquivo baixado para dentro da pasta appserver_x32 do Protheus, substituindo os arquivos quando solicitar
- Copiar o conteúdo da pasta smartclient do arquivo baixado para dentro da pasta Smartclient do Protheus e de cada estação client, substituindo os arquivos quando solicitar
- Copiar o conteúdo da pasta smartclientactivex do arquivo baixado para dentro da pasta SmartClientActivex do Protheus, substituindo os arquivos quando solicitar

DOWNLOAD Repositório de Objetos - RPO:
- Linha Protheus
- MICROSIGA PROTHEUS VERSÃO 12.1.XX (onde XX é a versão da sua release)
- PROTHEUS 12 TOPCONNECT PORTUGUES
- Categoria: Repositório de objetos
- Baixar o repositório para o Brasil (BRA-EUA-PAR-URU-TTTP120)
ATUALIZAR:
- Pare o serviço do Protheus
- Na pasta APO, renomear o repositório anterior, ou mover para outra pasta
- Copiar o novo arquivo para o diretório APO do sistema
- Renomear o arquivo mantendo apenas os últimos 7 caracteres (Exemplo: tttp120.rpo)

DOWNLOAD Patch de Programa - LIB:
- Linha Protheus
- PROTHEUS VERSÃO 12 FRAMEWORK
- PROTHEUS 12 TOPCONNECT PORTUGUES
- Categoria: Patch de programa
- No campo "Buscar", digite: LIB_P12
- Baixar a LIB_P12
ATUALIZAR:
Descompactar esse arquivo em alguma pasta dentro do diretório Protheus_Data e efetuar a aplicação do mesmo via Dev Studio ou TOTVS Developer Studio.

DOWNLOAD SmartClient para MAC:
- Linha Protheus
- PROTHEUS VERSÃO 12 FRAMEWORK
- TODOS
- Categoria: Totvs binário
- No campo "Buscar", digite: MAC
- Baixar o SmartClient para sistema Mac OSX
ATUALIZAR:
Procedimento de atualização do SmartClient para MAC: http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=41354483

DOWNLOAD SmartClient HTML:
- Linha Protheus
- PROTHEUS VERSÃO 12 FRAMEWORK
- TODOS
- Categoria: Totvs binário
- No campo "Buscar", digite: HTML
- Baixar o SmartClient HTML referente ao seu sistema operacional e versão do binário
ATUALIZAR:
Para atualizar, basta desinstalar a versão atual (se houver) e efetuar a instalação da nova versão baixada.