Linkedin

Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

AxCadastro - Tela padrão da mBrowse (criar tela)

Ir para o início dos metadados



Abrangências:Todas versões
Versões:Todas
Compatível Países:Todos
Sistemas Operacionais:Todos
Compatível às Bases de Dados:Todos
Nível de Acesso:Nível 1 (Acesso Clientes)

Descrição:
Função utilizada para montar a tela padrão da mbrowse (modelo 1).

Programa Fonte:
MATXATU.PRX

Sintaxe:
AxCadastro - Tela padrão da mBrowse ( [ cAlias ] [ cTitle ] [ cDel ] [ cOk ] [ aRotAdic ] [ bPre ] [ bOK ] [ bTTS ] [ bNoTTS ] [ aAuto ] [ nOpcAuto ] [ aButtons ] [ aACS ] [ cTela ] )

Retorno:
    ()


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
Exemplos
User Function TesteCad()   
 Local aRotAdic :={} 
 Local bPre := {||MsgAlert('Chamada antes da função')}
 Local bOK  := {||MsgAlert('Chamada ao clicar em OK'), .T.}
 Local bTTS  := {||MsgAlert('Chamada durante transacao')}
 Local bNoTTS  := {||MsgAlert('Chamada após transacao')}    
 Local aButtons := {}//adiciona botões na tela de inclusão, alteração, visualização e exclusao
 aadd(aButtons,{ "PRODUTO", {|| MsgAlert("Teste")}, "Teste""Botão Teste" }  ) //adiciona chamada no aRotina
 aadd(aRotAdic,{ "Adicional","U_Adic", 0 , 6 })
 AxCadastro("SA1""Clientes""U_DelOk()""U_COK()", aRotAdic, bPre, bOK, bTTS, bNoTTS, , , aButtons, , )  
Return(.T.)                        
User Function DelOk()  
 MsgAlert("Chamada antes do delete"
Return 
User Function COK()    
MsgAlert("Clicou botao OK"
Return .t.      
User Function Adic()   
MsgAlert("Rotina adicional"
Return
 

Parâmetros:

 Nome  Tipo  Descrição  Default  Obrigatório  Referência 
 cAlias  Caracter  Alias da Tabela cadastrada no dicionário (SX2) que será baseada a mBrowse.          
 cTitle  Array of Record  Título da janela.          
 cDel  Array of Record  Função a ser executada ao deletar o registro.          
 cOk  Array of Record  Função a ser executada ao clicar no botão OK para gravar o registro(inclusão e alteração).          
 aRotAdic  Array of Record  Array contendo as rotinas adicionais para ser acrescentado ao array aRotina.          
 bPre  Array of Record  Codeblock a ser executado antes da abertura do diálogo de inclusão, alteração ou exclusão.          
 bOK  Array of Record  Codeblock a ser executado ao clicar no botão OK do diálogo de inclusão, alteração ou exclusão.          
 bTTS  Array of Record  Codeblock a ser executado durante a transação de inclusão, alteração ou exclusão.          
 bNoTTS  Array of Record  Codeblock a ser executado após a transação de inclusão, alteração ou exclusão.          
 aAuto  Array of Record  Array com os campos a serem considerados pela rotina automática.          
 nOpcAuto  Array of Record  Numero da opção selecionada (Inclusão, Alteração, Exclusão, Visualização) para a rotina automática.          
 aButtons  Array of Record  Array contendo os botões da EnchoiceBar com a seguinte estrutura: aButtons[1][1] – Nome do arquivo da imagem do botão.aButtons[1][2] – Bloco de execução.aButtons[1][3] – Mensagem de exibição no ToolTip.aButtons[1][4] – Nome do botão.          
 aACS  Array of Record  
Array que substituí o controle de acessos das funções básicas do aRotina (Pesquisar, Visualizar, Incluir, Alterar, Excluir).
Ex: aACS := { , , , ,3  }
No exemplo acima a opção de excluir irá respeitar o 3º acesso da lista de acessos do usuário conforme link abaixo:
          
 cTela  Array of Record  Nome da variável tipo "private" que a enchoice utilizará no lugar da variável aTela.          

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Tipos de sistemas de informação

Para cada nível organizacional existe um tipo específico de sistema de informação. No nível operacional temos os Sistemas de processamento de transações (SPT). Em se tratando de nível tático, temos dois tipos de SI: Sistemas de informação gerencial (SIG) e Sistemas de apoio à decisão (SAD). No topo dessa estrutura, temos o nível estratégico que está amparado por Sistemas de informação executiva (SIE). Essa é a forma mais aceita de se dividir os sistemas de informação, de acordo com sua finalidade de uso e nível organizacional o qual irá auxiliar.

SPT - Sistema de Processamento de Transações

Definição: Os SPTs monitoram, coletam, armazenam e processam dados gerados em todas as transações da empresa. Esses dados são a entrada para o banco de dados da organização.

Características: primeiro os dados são coletados por pessoas ou sensores que são inseridos no computador por meio de algum dispositivo de entrada. Em seguida, o sistema processa os dados de acordo com o processamento em lote ou online.

Quando você paga por um item em uma loja o sistema registra a venda, reduz o estoque disponível em uma unidade, aumenta a posição do caixa da loja no valor que você pagou e aumenta a qualidade de vendas em uma unidade.

Tipos de Aplicação:
  •     Processamento de pedidos;
  •     Fatura;
  •     Controle de estoque;
  •     Contas a pagar;
  •     Contas a receber;
  •     Compras;
  •     Recebimento;
  •     Expedição;
  •     Folha de pagamento;
  •     Contabilidade Geral.

SIG - Sistemas de Informações Gerenciais

Os sistemas de informações funcionais (SIG), oferecem informações na forma de relatórios aos gerentes de nível intermediário, como apoio no planejamento, na organização e no controle de operações. O termo SIG é ocasionalmente utilizado como um conceito abrangente para todos os sistemas de informação combinados. Um SIG produz principalmente três tipos de relatórios: rotina, ocasionais e exceção.

Relatórios de Rotina: São produzidos em intervalos programados, variando desde relatórios de controle de qualidade por hora, até relatórios mensais de taxas de absenteísmo.

Relatórios Detalhados: mostram um nível maior de detalhes; por exemplo, um gerente pode examinar as vendas por região e decidir "detalhar mais" para ver as vendas por loja, e depois as vendas por vendedor.

Relatórios Indicadores Principais: resumem o desempenho de atividades críticas; por exemplo, um diretor financeiro pode querer examinar o fluxo de caixa e a quantidade de dinheiro disponível.

Relatórios Comparativos: comparam o desempenho de diferentes unidades de negócios ou período de tempo.

Relatórios de Exceção: excluem apenas informações que estão fora de padrões de limites. Os sistemas são configurados para monitorar o desempenho, comparar o desempenho real com os padrões e identificar exceções predefinidas.

SAD - Sistema de Apoio à Decisão


É um sistema de informação computadorizado que combina modelos e dados em uma tentativa de resolver os problemas semi-estruturados e alguns problemas não-estruturados, com intenso envolvimento do usuário.

Suas características são:

*Os Sads podem examinar várias alternativas muito rapidamente

*Podem realizar uma análise de risco sistemático

*Podem ser integrados a sistemas de comunicação e bancos de dados

*Podem ser usados para apoiar o trabalho em grupo

Suas habilidades são:

Análise a sensibilidade: torna o sistema flexível e adaptável a condições mutantes e as diversas exigências das diferentes situações de tomada de decisão.

Análise de variações hipotéticas: essa habilidade tenta determinar o impacto que uma mudança nas suposições (dados de entrada) causa sobre a solução proposta.

Análise de busca de metas: busca descobrir o valor das entradas necessárias para alcançar determinado nível de saída, esse tipo de análise de apoio são importante.

Componentes e estruturas:

Subsistmas de gerenciamento de dados: Contém todos os dados que fluem de várias fontes.

 Subsistema de gerenciamento de modelos: Contém modelos completados e os elementos necessários para desenvolver aplicações de SAD.
 

interface com o usuário: Abrange todos os aspectos da comunicação entre um usuário e o SAD.

Usuário: A pessoa envolvida com o problema ou decisão que o SAD tem função de apoiar é considerada o usuário, o gerente ou o tomados de decisão.

 subsistemas baseados em conhecimento: Muitos problemas não-estruturados e semi-estruturas são tão co,plexos que suas soluções exigem um certo grau de especialização.

Funcionamento do SAD:

Os usuários obtêm seus dados do data warehouse, dos bancos de dados e de outras fontes de dados. Esses dados são inseridos no SAD. Quantos mais problemas são resolvidos, mais conhecimento é acumulado na base de conhecimento.

SIE - Sistema de Informação Executiva

O Sistema de Informação Executiva é uma tecnologia computadorizada projetada em resposta às necessidades específicas dos altos executivos. Fornece acesso rápido a informações atuais e acesso aos relatórios gerencias. Um SIE é bastante fácil de usar, baseia-se em gráficos.

O mais importante para os altos executivos é aquele que oferece as habilidades de relatório de exceção e de expansão. Finalmente, um SIE pode ser facilmente conectado a serviços de informação on-line e e-mail. Os SIEs podem incluir apoio à análise, comunicações, automação de escritório e apoio à inteligência.

Apesar dessas funções comuns, os SIEs individuais variam em termos de habilidade e benefícios. Por exemplo, eles podem ser aperfeiçoados com análise e apresentação multidimensionais, acesso fácil a dados, interface gráfica simples, habilidades de edição de imagens, acesso à intranet, e-mail, acesso à Internet e modelagem. 

segunda-feira, 18 de julho de 2016

As naturezas são cadastradas no Cadastro de Naturezas e vinculadas aos parâmetros abaixo.



Parâmetros:

MV_NATDINH // Natureza DINHEIRO
MV_NATCHEQ // Natureza CHEQUE
MV_NATCART // Natureza CARTAO DE CREDITO
MV_NATTEF // Natureza CARTAO DE DEBITO AUTOMATICO
MV_NATFIN // Natureza FINANCIADO
MV_NATVALE // Natureza VALES
MV_NATCONV // Natureza CONVENIO
MV_NATOUTR // Natureza OUTRAS
MV_NATCRED // Natureza CREDITO
MV_NATNCC // Natureza NOTA DE CREDITO
MV_NATRECE // Natureza RECEBIMENTO
MV_NATDEV // Natureza DEV./TROCA
MV_NATTROC //Natureza Troco