Pular para o conteúdo principal

Diferença entre HD para Servidor e HD para Desktop


HD
Atualmente, encontramos uma enorme variedade de modelos de HDs (discos rígidos) disponíveis no mercado. Com esta grande variedade, vem também a dúvida: Qual o melhor HD para a minha aplicação ?
A tecnologia vem evoluindo de forma acelerada e os componentes estão cada vez mais específicos, com os HDs não é diferente, a alguns anos atrás a quantidade de modelos e linhas de HDs disponíveis no mercado era bem menor do que encontramos atualmente.
Fabricantes como Western Digital, Seagate, Hitachi, entre outros, já comercializam HDs específicos para uma determinada aplicação. Para criar um linha específica de HD, os fabricantes investem pesado em pesquisa & desenvolvimento, criando componentes diferentes para cada aplicação. Muitas vezes não conseguimos identificar visualmente a diferença entre estes modelos, pois esta diferença esta no firmware e/ou em pequenos componentes que integram o HD.
A grande maioria dos fabricantes hoje já possuem um linha específica para Desktop e uma linha específica para Servidores.
Nos HDs para Desktop, os fabricantes levam em consideração o custo final do produto e para isto consideram que o Desktop (computador de uso pessoal) terá um regime de trabalho diário de aproximadamente 8 horas. A partir disto, os componentes são projetados para esta aplicação de carga de trabalho diária.
Já nos HDs para Servidor, os fabricantes assumem que o produto terá o regime de trabalho 24×7, e por isto criam componentes mais resistentes. Um outro fator muito importante nos HDs para Servidor, é que eles são desenvolvidos para serem utilizados com a aplicação da tecnologia RAID, que permite a criação de um volume de dados a partir de um conjunto de discos, trazendo mais segurança e perfomance ao servidor.
Por isto é muito importante escolher o modelo de HD correto para sua aplicação. Com isto você evita problemas futuros e também custos adicionais com substituição de peças que não apresentam o resultado necessário para a aplicação.

Comentários

Postagens mais visitadas