quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Melhorando a Estrutura da Rede

No Geral existem detalhes para podermos Otimizar uma rede, tornando mais ágil e também prevenções que podemos fazer para evitar falhas e quedas ou coisas do tipo. As Dicas a seguir eu estou imaginando uma rede pequena que aparentemente não deveria da problema, só que tem detalhes, até mesmo de organização que fazer muita diferença, vamos começar de fora para dentro:
1 – Parte Elétrica: Ter uma sala hoje com aterramento é muito difícil, mas devemos tomar alguns detalhes com isso, nunca ligue equipamentos de rede na mesma tomada de que o computador e jamais no mesmo estabilizador que o computador está usando, na pior da hipóteses, Ligue um filtro de linha na tomada de depois sub-divida e em dois estabilizadores e assim você terá uma ligação independente, principalmente do pé de algum funcionário, claro que recomendo que os equipamentos estejam ligados num Nobreak.
2 – Equipamentos da Rede: um roteador ou modem é que nem um computador, tem processador, memória, uma pena 80% dos aparelhos não mostrarem isso em sua interface web, então não sobre carregue o aparelho, use aparelhos para cada funcionalidade ou pelo divida, usar o modem como roteador se o mesmo não foi realmente projetado para isso, pode acarretar sérios problemas de lentidão. Então divida, use um modem e um roteador e outro para wireless, claro tudo depende do seu orçamento, o servidor DHCP ou outros recursos pode ser uma coisa opcional, você pode muito bem usar IP fixo nas maquinas, prenda bem os aparelhos na parede e mantenha num lugar arejado, isso não precisa esquentar o café de ninguém.
3 – Cabos: Vamos padronizar, se começou com T568A, termine assim, não invente padrões próprios de cores, use cabos de pares trançados e por favor faz um serviço limpo, não deixe cabos faltando, tem gente que tem mania de prender apenas 2 cabos, saiba que o cabos não utilizados servem como terra, sem ele pode causar problemas de estabilidade. NÂO PASSE OS CABOS DE REDE JUNTO COM A REDE ELÉTRICA! ESTÁ CLARO!? Se você ainda tem dúvidas sobre diagramas de cabo de rede tem ótima matéria no Boadica.
4 – IPS, Hostnames e Estruturas: vamos dar nomes aos bois, Dicas de Hostname tem em outra matéria minha e com relação aos ips, separe uma faixa para equipamentos com ip fixo, mesmo numa rede com IPS automáticos, podemos e devemos ter equipamentos com IPS fixos, e se não for muita maquina faça em estrutura de Sub-rede com uma mascara que disponha menor numero de Hosts. Defina Também DNS alternativos além do seu provedor, Já comentei sobre DNS também, mas no caso eu estou falando para você definir no roteador ou no servidor de dns e não nas maquinas, recomendo você centralizar e deixar a recepção dos números DNS nos computadores automática.
Sub-rede: “Uma sub-rede é uma divisão de uma rede de computadores. A divisão de uma rede grande em redes menores resulta num tráfego de rede reduzido, administração simplificada e melhor performance de rede.” (Wikipédia)
5 – Carga: Vamos supor que a rede tenha 10 computadores, então se tiver alguma tipo de Backup Automatizado, distribua os horários para que não sobrecarregar a rede, o mesmo eu digo com windows update e outras atualizações automáticas.
6 – Maquinas: Mantenha os Drives das placas de rede sempre atualizados, maquinas que sirvam de servidores de impressão, use ip fixo.
7 – Relátório: Tenha um relatório do que você fez e sempre deixe uma copia com alguém do cliente que esteje sempre disponível e que também seja confiável.


http://www.tambotech.com.br/suporte/rede/melhorarando-estrutura-rede/